Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

04/05/2013


O Cirurgião
Autor: Tess Gerritsen
Editora: Record
Páginas: 179

[Contém alguns spoilers que não interferem nos principais mistérios do livro.]

O Cirurgião é o primeiro romance da série de livros com as personagens Jane Rizzoli e Maura Isles.

Um crime cruel é cometido em Boston, um assassino invade a casa de uma mulher à noite, imobilizando-a. Usando de conhecimentos cirúrgicos, ele corta a parede abdominal da vítima, camada a camada para arrancar-lhe o útero. ‘Removendo a sua feminilidade’. Durante todo o procedimento a vítima encontra-se viva. Incapaz de mover-se. Por fim, o assassino desfere o golpe final, corta-lhe a garganta.

No ano anterior um assassinato igual havia sido cometido, o culpado não fora encontrado. Atribuindo os dois crimes ao mesmo homem passaram a chamar o serial-killer de "O Cirurgião".

A detetive Rizzoli é a única mulher policial da Homicídios e sente-se testada diariamente por ser mulher, ela tenta provar para seus “amigos” policiais que é capaz de ser tão boa quanto um homem. Rizzoli assume a investigação do caso, ela tem pressa, pois o Cirurgião está na ativa, sentindo-se confortável, e não demorará muito para atacar novamente.

Através da consulta em um banco de dados os detetives Thomas Morre e Jane Rizzoli descobrem crimes muito semelhantes cometidos em Savannah por Andrew Capra que fora morto por sua última vítima, a Dra. Catherine Cordell, cirurgiã chefe de um hospital em Boston. Os detetives ainda cogitam a hipótese de Andrew Capra ser o responsável pelas mutilações, mas Catherine sabia que isso era impossível, ela matara o desgraçado com as próprias mãos.

Havia alguém imitando os crimes de Capra, um assassino imitador perseguindo vítimas fragilizadas por abusos anteriores. Catherine se encaixava no perfil, passara dois anos reprimindo o que Capra lhe fizera, o estupro, o terror, mas de repente tudo voltara à tona e ela era o alvo.

******

Tess Gerritsen constrói com habilidade as personagens, fazendo com que torçamos por todos, quase todos. Neste livro a médica legista Maura Isles não dá o ar de sua graça, entretanto, temos a encantadora e feminina Dra.Catherine Cordell para criar o contraste com Jane Rizzoli, a detetive de cabelos desgrenhados e beleza um tanto comum.

Num livro empolgante e, às vezes, indigesto com a descrição detalhada de tantos procedimentos médicos, o leitor viaja pelas páginas buscando a solução de tudo, tentando descobrir quem é o culpado e ainda há o romance tornando o livro completamente perfeito. 


Abraços,
Rogério Queiroz.

0 comentários: