Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

05/07/2013
Diário de uma Paixão
Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 208


Sinopse - Diário de Uma Paixão - Nicholas Sparks

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas. 

Resenha

Porque em cada pedaço de mim, sempre haverá um pedaço de você.

Nesse romance do autor Nicholas Sparks, conhecemos a história de amor do casal Noah e Allie. Em um verão na adolescência dos dois, eles viveram uma paixão tímida, porém intensa. Durante aqueles dias eles se entregaram aos sentimentos, aos desejos... mas algo – ou alguém – os separa.

Anos depois. Depois de Noah voltar da grande guerra, Allie resolve procurá-lo. Noah comprara a casa que um dia, no passado, jurou que seria sua. Após 14 anos, após tantas mudanças, eles se reencontram, mas Allie não pode simplesmente reacender a chama daquela paixão – será que estava apagada? – Allie está noiva de um bom homem que poderia dar-lhe uma vida segura, sem agitações, não queria magoá-lo...



No reencontro... coisas acontecem, não quero falar muito para não estragar eventuais surpresas, haha, enfim, no último capítulo narrado em 3ª pessoa, algumas coisas ficam suspensas no ar, fiquei instigado.

O livro começa quando Noah, aos 80 anos, narrando a sua história, em seguida há uma “quebra” na estrutura inicial e o “diário da paixão” começa a ser lido, o livro passa a ser narrado em 3ª pessoa, depois, chegamos à parte final e Noah prossegue relatando o que aconteceu, sabe aquela parte que ficou suspensa, o leitor (eu) descobre sem muita enrolação.

Noah está em uma casa de repousou lendo para alguém, alguém, sabe... haha.

A vida é simplesmente uma coleção de pequenas vidas, cada uma vivida um dia de cada vez. Aprendi que devemos viver cada dia encontrando beleza nas flores e na poesia… Que não há nada melhor do que um dia com sonhos, pores do sol e brisas refrescantes. Mas, acima de tudo, aprendi que a vida é me sentar em bancos juntos a riachos antigos com a minha mão sobre o joelho dela, e às vezes, nos dias bons, me apaixonar.
Diário de Uma Paixão 

Também há a parte dramática da trama que é bem triste (mas é criativo) e envolve o Noah, o diário e a Allie... Acho eu que é nessa passagem do livro que os leitores mais sensíveis chorarão.

O texto é bem leve, fluido e, mesmo eu tendo por tanto tempo evitado o gênero, gostei muito do livro, não foi meloso demais, o autor usou poemas e cartas para contar a história dando um toque sutil e sensível (mais ainda) à trama. Não houve aquele turbilhão de reviravoltas com os quais estou acostumado. Estou dando 4 estrelas e tô disposto a ler outros livros do Nicholas Sparks e do gênero romance romântico.

“Às vezes, o nosso futuro é definido por aquilo que somos, e não por aquilo que queremos.”
- Diário de uma Paixão


Se cuidem, 
Rogério Queiroz.

19 comentários:

  1. É, realmente romance não é o meu gênero. Eu já expliquei porque na resenha de "Cores" não consigo pegar romance pra ler sem pensar 2 vezes antes. E Nicholas Spark é autor de romance mimimi... Então, nem me atrevo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, sei bem o que se passa na sua cabeça, Jon, mas é sempre bom, as vezes, se entregar nos braços de um romance mimimi, kkkkk.

      Abraços, parceiro.

      Excluir
  2. Nossa, que resenha perfeita, Rô! :)
    Você tem talento para isso, viu? Hehehehehe! Ficou ótima!
    Agora sim, torcida concentrada na chegada do meu livro para poder começar a ler logo. :)
    Fiquei muito interessada, até porque você disse que não era meloso demais e eu prefiro assim.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Neri!!! :)

      Fico super feliz com o seu comentário.
      Ah, suas resenhas também são incríveis, seus posts são incríveis.

      Beijos.

      Excluir
    2. Rô!
      Te indiquei em outra tag, um pouco diferente. Corre lá pra ver, porque ela só pode ser respondida no dia 6 de cada mês. :)
      Beijos!

      Café com Leituras!
      http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/2013/07/tag-6-on-6.html#comment-form

      PS: É hoje, estou tão empolgada para o evento. :D

      Excluir
  3. Eeeeu sabia que você ia gostar... PERA VOCÊ NÃO CHOROU? SEU INSENSÍVEL, SEM CORAÇÃO!! kkkkkkk tô de brincadeira. Mas é impossível não gostar de Nichinho, vc tem uma relação de amor e ódio e em Diário de uma Paixão, pelo visto, ele continua com sua típica fórmula que deu certo e arranca lágrimas e coração. Não fique inseguro, gostei demais da conta de sua resenha, bem explicada sem soltar spoiller. Com certeza lerei muito muito muito em breve.
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Víctor, obrigado mesmo pelo seu comentário, antes, durante a leitura, eu pensei muito se deveria escrever uma resenha, ah, quer saber... escrevi, haha, mas não trabalhei muito na resenha, foi bem rápida, apenas escrevi.

      Abraços.

      Excluir
  4. Não curto muito romances, principalmente os do Nicholas. Mas parabéns pela resenha!

    Abraços, Gustavo
    http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou muito de ler romances desse tipo, mas é sempre bom varia um pouco, né.
      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

      Excluir
  5. Oi Rogério.
    Fico feliz que tenha gostado do livro do Nicholas,é um dos meus autores favoritos.
    Ganhei o livro em meu niver e ainda não li.
    Fiquei com medo de ler a resenha mas encarei,aliás obrigada por ter postado a resenha que me deixou com mais vontade de ler.Nestas férias espero que eu consiga terminar a pilha de livros XD
    Já que gostou,te indico uma história linda mas triste(me deixou meio revoltada)que vai até ter o filme \o/ O melhor de mim.
    Tem um outro livro dele bem bacana que não é meloso,bem pelo contrário ele se chama Um porto seguro.
    O mais legal do Nicholas é que ele tem um jeito único de escrita,sempre com um final surpreendente e nada do que imaginou,muito de seus livros que li tem uma reflexão ao terminar de ler sempre penso.As histórias são bem simples mas ele da um "toque" nela rsrs.
    ótimo fim de semana e sexta uhuu \o/,nem acredito que estou de férias da escola por enquanto e depois do curso...é um alivio kkkk.
    bjus e desculpe estou empolgada haha.
    Tamires C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, desculpo sim, eu também sempre fico feliz (eufórico, haha) com seus comentários grandões.

      Vou procurar alguns outros livros dele pra ler, vou tentar ler os que você me indicou.
      Ah, também acho que ele pega uma história "simples" e transforma em algo bem mais complexo, acho que ele trabalha muito bem as cenas, os diálogos e tudo.

      Obrigado sempre por seus comentários.
      Beijos.

      Excluir
  6. Nossa, esse é um dos melhores livros dele!
    Foi o primeiro que eu li e por isso virei fã.
    Adorei a sua resenha! :)

    miragem-real.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi parceiro!

    Eu gosto muito de Nicholas. Você tem razão, as tramas não tem excesso de elementos, como a gente tem visto por aí. Eu gosto de ler entre uma trama complexa e outra, porque prepara a gente para uma nova aventura densa. :)

    Abraços, boas leituras sempre!!!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  8. Gosto MUITO do Nick, mas abandonei esse livro depois de umas vinte páginas. Achei cansativo, não gostei da narração, não fluiu... O que acho irônico é que os livros dele são praticamente todos iguais e eu só tive problemas com esse.

    Gih Alves || atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com.br
    Seguindo aqui, retribui?! o/
    {ah, eu tô seguindo. Se puder retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
  9. Nicholas Sparks é Nicholas Sparks né? Sempre comovendo as pessoas.
    Eu adoro os livros dele, sem comentários. Eu não li Diario de uma paixão, confesso, mas assisti ao filme, então
    eu tenho uma dimensão. kk Mas eu já li uns 4 livros do Nick e sou muito apaixonada por eles. :D
    Ótima resenha viu! :)

    beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse é um dos poucos livros dele que ainda não li, mas como sempre devo amar. O Nicholas sempre encanta.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse é o livro de Sparks que menos gosto (sem contar A Última Música que nem consegui terminar) o inicio é ótimo, o fim também (ou seja as partes com ele velho) o que estraga é o meio. Achei chatissimo, uma enrolação, um bláblá, que simplesmente não curti. Eu digo que se um dia for reler esse livro vou pular a parte do meio toda, rs

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Dessa história eu realmente gosto, mas não sei se você vai gostar dos outros livros do autor. Ler Nicholas Sparks demais deve dar desidratação de tão tristes que as histórias são. SEMPRE. SÃO. TRISTES. É o tipo de autor que não dá pra ler várias obras dele na sequência. Acaba enjoando. Na minha opinião, "Diário de uma Paixão" é onde as coisas terminam melhor, já que nesse ao menos eles tiveram uma vida juntos. Mas boa sorte mesmo assim. :D

    ResponderExcluir
  13. Ahhhh esse livro é lindo realmente, agora que fui fuçar no blog achei a resenha.

    Leia Um Homem de Sorte, acho que você vai gostar.

    Se puder te dar uma dica , coloque a classificação um pouco maior, fiquei caçando qual nota você tinha dado pro livro e está bemmm pequeninha la em cima rs

    Bjs

    Sara

    Todas as Coisas

    ResponderExcluir