Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

14/07/2013
Olá, pessoal. 

Faz muito tempo que eu não posto nenhuma entrevista aqui no blog. Esse tempo de "reclusa" das entrevistas acaba hoje, até mesmo porque, nesta semana teremos outras entrevistas por aqui.

Bom, esse post é muito especial por se tratar de uma autora especial. A Erica é extremamente atenciosa com seus blogueiros parceiros (pluvianos) e tem me ajudado muito com umas coisas minhas, haha. 

Então vamos conhecer um pouco mais sobre a Erica.



Erica Azevedo nasceu na capital paulista, entre ruas abarrotadas e o ar poeirento do fim de tarde. Descobriu a literatura fantástica com a série “Harry Potter” e graças a ela se tornou uma aficionada por livros dos mais variados gêneros e autores. Ainda no ensino fundamental, escreveu um roteiro baseado na ditadura militar, o que a aproximou ainda mais da escrita. Mas foi observando a chuva borrar a janela da sala na casa onde morava com os pais e, depois de anos vivendo no mundo dos livros, que a ideia de uma realidade totalmente nova lhe veio à mente. Em meio a idas e vindas começou a contar a história de Ana e sua saga por Pluvia e pelos mundos de Lucien. Atualmente dedica-se a graduação de Ciências Políticas.



Uma dose de palavras: Qual foi a sensação de colocar o último ponto final no seu primeiro livro? E, quando o livro foi publicado, como você se sentiu?

Foi a sensação mais estranha que já senti. É muito surreal você se deparar com uma história em que os personagens são frutos da sua própria imaginação. As relações estabelecidas entre eles, os conflitos... É algo inimaginável, pelo menos foi pra mim.
O livro publicado é outra dessas fases em que experimentamos milhares de sentimentos simultaneamente. Por um lado há a realização de um sonho, a concretização de ideias e no outro está a apreensão quanto ao que vem pela frente. Nós criamos expectativas em cima da própria expectativa do público. É incrível e aterrorizante ao mesmo tempo.

Uma dose de palavras: Quantos livros você têm publicados?
Apenas Pluvia.

Uma dose de palavras: O seu livro é uma história fictícia, mas sabe-se que as experiências vividas pelos autores influenciam a escrita. Você poderia revelar algum acontecimento vivido que foi acrescentado ao livro?

No começo do livro a Ana vai passar férias em um vilarejo desconhecido no sul do Brasil. E o mesmo fica próximo a Joinville e a cidade de Contas (cidade fictícia). Eu sou apaixonada por Joinville, devo admitir. E usei minhas viagens para lá como inspiração. Há um lugar lá, muito bonito por sinal, que eu tentei retratar no livro.

Uma dose de palavras: Quais seus autores preferidos? O seu gosto literário influenciou na sua escrita?

Sou apaixonada pela J.K Rowling, Tolkien, Lewis, Alexandre Dumas, Fernando Pessoa, Victor Hugo, Dostoiévski... São muitos. Mas não posso deixar de negar que os três primeiros influenciaram, e muito, a minha escrita. Eu cresci lendo suas histórias e o que elas fizeram por mim não se pode colocar em palavras.

Uma dose de palavras: Foi difícil o processo criativo? Em que momentos a sua produção literária era mais intensa? Qual foi/é a sua maior motivação para escrever?

No meu caso foi bem difícil porque eu sou muito insegura quanto a minha escrita. Demorou um tempo para que eu conseguisse aceitar que talvez eu levasse jeito para escrever.
Durante o processo de criação de Pluvia eu experimentei vários períodos em que eu conseguia escrever muito e outros no qual eu deixava a história no esquecimento. Hoje em dia eu consigo me dedicar aos meus projetos sem viver essas oscilações.
Eu comecei a escrever sem pretensões. Foi algo que simplesmente aconteceu e que hoje faz parte de mim. Não partiu de um desejo ou de uma ambição, mas da tentativa de autoconhecimento.

Uma dose de palavras: Como foram/estão sendo as críticas em relação ao seu trabalho? Recebeu alguma crítica negativa, se sim, como lidou com isso?

Até o momento eu não recebi nenhuma crítica mais calorosa. As pessoas estão gostando dos personagens e da trama, o que tem me deixado muito feliz.

Uma dose de palavras: Houve aquele momento específico em que você decidiu que escreveria livros, criaria histórias?

Por incrível que pareça isso não aconteceu comigo. Apenas chegou um dia em que a minha imaginação sufocou tanto que eu já não conseguia mantê-la dentro de mim. E foi então que minha caneta começou a correr no papel.

Uma dose de palavras: De uma forma geral do que trata o seu livro? Qual o seu gênero literário?

Pluvia é um livro de aventura. É a história de uma menina que, a partir de suas escolhas, terá a oportunidade de viver tudo aquilo que ela sempre sonhou, mas que não imaginava ser possível. É uma descoberta de coisas maravilhosas, mas que também a levará a encarar que nem tudo que chega até nós é sobre o bem e que, as vezes, pode nos machucar mais do que achávamos que seria possível.

Uma dose de palavras: Qual foi a maior dificuldade enfrentada por você como escritor(a)? Em algum momento pensou em desistir?  

Acho que as maiores dificuldades virão agora. Tentar conseguir espaço em um mercado pouco valorizado e dar visibilidade a obra. 

Uma dose de palavras: Por fim, gostaria de agradecer imensamente a disposição em responder à entrevista e quero desejar muito sucesso, muita criatividade, muitos outros livros publicados. Muito obrigado! Deixo o espaço para você falar com os leitores do blog sobre o que eles devem esperar de Pluvia.

Pluvia é um livro sobre escolhas, então se prepare para lidar com elas. Gosta de romance? Leia. Gosta de aventura? Leia. Mais, acima de tudo, permita-se conhecer mais a literatura brasileira. Há tanta coisa boa por ai esperando ansiosamente para ser degustada.



 Sinopse - PluviaAna cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Essas respostas serão desvendadas e muitas outras perguntas surgirão no decorrer da leitura de Pluvia. O primeiro livro da série “Os Mundos” traz um misto de aventura, romance e diversão para os leitores de literatura fantástica e que, como Ana, possuem sede por conhecer outros mundos.


Links


Um forte abraço,

Rogério Queiroz.


15 comentários:

  1. Como não amar? hehehe
    Eu a-d-o-r-o a Erica *.* e adoro a forma que ela nos acolheu.
    Muito bo a entrevista viu Rogério. Ela merece muito essa divulgação.
    Espero que em breve ela tenha outros livros publicados... além de talentosa ela é carismática e cheia de imaginação. *-*
    Beijo :*

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Adoooorei a entrevista, Rogério ;D
    Muito obrigada por tuuuudo e eu fico muito feliz por tê-lo como parceiro.

    Nos vemos em Pluvia ;D
    beijos pluvianos

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhh adorei a entrevista com a Erica... realmente como você disse Roger ela é uma pessoa super atenciosa com seus parceiros blogueiros... Gosto muito dela de verdade... Hoje mesmo eu li a primeira resenha do livro e me instigou mais ainda minha curiosidade em ler... Sabe acredito que logo logo a nossa literatura irá ficar em um auge tão grande superando os estrangeiros, pois nós temos autores com escritas riquíssimas...

    Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rô!

    Bacanérrima a entrevista, parabéns! Eu não conhecia Erica nem seu livro e gostei muito. Espero poder ler seu livro em breve. :)

    Boas leituras e uma ótima semana!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista, e estou com muita vontade de ler esse livro! Vi a capa no SKOOB e fui ver a sinopse, parece bom ^^

    Vim por aqui pra avisar que indiquei você pra uma TAG no meu blog, o Fantasiando com os Livros, espero que não tenha respondido ainda e que goste de respondê-la ^.^
    Beijos :*

    TAG nesse link: http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br/2013/07/blogando-tag-viajando-na-leitura.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Rogério, tudo bem?

    confesso que fiquei mega curiosa para ler Pluvia agora! huahuahuahua Como falei no comentário da resenha anterior, eu to numa vibe livros de aventura. Parabéns pela entrevista. A autora parece ser mesmo muito simpática e atenciosa.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rô! :)
    Adorei a entrevista, a Erica me pareceu bem simpática mesmo. Vou ficar aguardando sua resenha desse livro para saber mais um pouquinho sobre ele. :)
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    A Erica é uma fofa,amei ter entrevistado ela também(ops o Gerson fez isto rsrs) mas gostei das respostas...é sempre ótimo conhecer mais de nossos autores.
    Foram ótimas perguntas Rogério ^^
    Abraços!
    Tamires C.

    ResponderExcluir
  9. Olá, passando para visitar e seguir o blog, realmente foi uma entrevista muito interessante e proveitosa de modo a conhecer melhor a autora, parabéns.
    Don
    http://donskedar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A Erica é uma pessoa muito amorosa e atenciosa com os leitores como eu venho percebendo e tem me ajudado muito, pois ela fez de ouvinte outro dia no facebook pra ler meus problemas que estava passando. Além de ser uma autora muito boa, também sabe ser uma amiga. Desejo de coração muito sucesso para ela, mas eu ainda estou aguardando meus marcadores sabe ?!! Que ela enviou para dona Jessica e pra mim não. Enfim hahahahaha...Isso a gente aguenta, não tem problema.

    Agora Rogerio, eu sei que vc andou afastado do meu blog porque não tinha vindo aqui antes, me desculpa, até postei isso no final do meu video. Espero que compreenda.
    Mas eu gosto muito de vc, não se esqueça nunca disso viu ?!
    Se cuida querido e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ela parece ser super simpática e merece que sua obra seja um verdadeiro sucesso!! Adorei todas as respostas :)
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ótima entrevista. A autora parece ser muito simpática mesmo!

    Adorei o blog e já estou seguindo... Se puder fazer o mesmo, ficarei feliz!

    Abraços!

    #Blog - Books Ever

    ResponderExcluir
  13. que bacana a entrevista, adoro entrevista com autores porque é sempre bom conhecer um pouco mais sobre eles (:

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei a entrevista, a Erica é uma fofa com todos os seus leitors, estou nas últimas páginas de Pluvia e adorei essas historia eletrizante.

    Abs,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ela é sempre um amor né, amo muito ela e todas as respostas e cada uma das palavras ditas por ela.
    abraços!!!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir