Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

25/04/2014


Título: Adultério
Autor: Paulo Coelho
Editora Sextante
Páginas: 240




Linda é uma jornalista de 31 anos casada com um bom homem e tem ótimos filhos. Mora em Genébra, um dos lugares mais seguros do mundo. E mesmo com sua vida estável, seu casamento "perfeito" e seu bom emprego, ela se sente infeliz.

Ao entrevistar um escritor, Linda escuta a seguinte frase:

"- Não tenho o menor interesse em ser feliz. Prefiro viver apaixonado, o que é um perigo, pois nunca sabemos o que vamos encontrar pela frente." (Página 8)

Inicialmente ela sente pena do tal homem, mas em seguida percebe que a sua vida é monótona, que ela está atrelada a uma segurança sólida e não corre nenhum risco. No seu dia-a-dia não há aventura e o fogo da paixão em seu casamento não é mais como antes.

"Hoje, alguns meses depois, sou uma mulher dividida entre o terror de que tudo mude e o terror de que tudo continue do mesmo jeito pelo resto de meus dias." (Página 10)

Com a constatação disso tudo, Linda entra em uma processo de "crise existencial" - digamos assim - e seus pensamentos a encaminham para a depressão, mas ela precisa ser forte para não se deixar dominar por esta doença.

Em outra entrevista, a jornalista se encontra com um político famoso, e que outrora fora seu colega de escola. Nessa entrevista os dois acabam tendo um contato sexual... Linda trai o seu marido.

"Este é o meu problema: o vulcão explodiu e não dá mais para colocar a lava de volta para dentro, plantar árvores, aparar a grama e pôr ovelhas para pastar ali." (Página 23)

A trama se desenvolve ao redor dos dramas de Linda e em como ela irá administrar a sua relação com o marido, o adultério e, principalmente, os seus pensamentos.



* * *

Bom, pessoal, Paulo Coelho foi o autor que me incentivou a ler. Foi com um livro dele que eu tive o primeiro contato com a literatura e me interessei por outras coisas. Durante muito tempo devorei vários de seus livros, mas depois me distanciei. Adultério marca o meu retorno aos livros do autor (risos).

Em Adultério eu encontrei tudo o que eu mais gosto na escrita do autor e eu prefiro quando os livros não tem como tema central a magia, ou esoterismo. Nesta história encontrei um toque de erotismo, filosofia, questões espirituais e existenciais...

Pessoalmente, algumas atitudes da personagem Linda me incomodaram, mas isso vai de cada um. O adultério é um tema muito polêmico e cada leitor lidará com ele de uma forma e acho que dá para fazer ligações com histórias que todos conhecemos. O tema gera muitos questionamentos e não tem como ficar indiferente com a leitura.

O livro tem uma estrutura simples e um tom confessional devido a sua narrativa em primeira pessoa. Com capítulos curtos a leitura flui sem nenhum problema.

Classificação:

Links:
Twitter  


Abraços,
Rogério Queiroz.



7 comentários:

  1. Faço Letras e o pessoal tem um certo preconceito com o Paulo Coelho, não tenho nada contra rs
    Gostei do seu blog, estou seguindo!
    Beijooos

    http://coisasdajuuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Paulo Coelho é muito bom, ele tem alguns livros com temáticas bem legais, esse parece ser um deles. Curti a resenha, o título e a capa ficarem ótimas, mas ainda tenho algumas dúvidas, porque me contaram alguns detalhes desse livro que eu não sei se gostei muito.

    Abraçs
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
  3. Sabia que nunca li nenhum livro do Paulo Coelho? :( gostei da sua resenha, fiquei mais curiosa ainda pra ler algo dele!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Nunca li nada do Paulo, ainda to em duvida se leio. Adultério parece ser bom, tem uma pegada interessante.
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rogério! Cara, jura que você começou a ler pelo Paulo Coelho? Nunca li nada do autor até o momento e queria mudar isso o quanto antes, mas não sei por qual livro começar. Adultério não me chamou tanta a atenção assim, e ultimamente tenho escutado comentários mornos a seu respeito (nem tão negativos nem positivos). Gostei da sua resenha!

    Um beijo grande,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  6. Esse livro pode até ser bom, mas ainda tenho minhas dúvidas se leio ou não. Eu gosto dos livros do Paulo Coelho, eu li alguns, mas mesmo assim ainda estou indecisa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é bem polêmico,li várias criticas acerca dele e pessoalmente não gostei.O tema não me agrada e a sinopse muito menos.Por isso tenho dúvidas se leio ou não.

    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir