Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

06/01/2014


Olá, pessoal.
Hoje farei uma postagem diferente, três autoras nacionais indicam alguns dos seus livros preferidos.


Raquel Pagno


A Trilogia de Eddie Dickens, de Philip Ardagh


Essa minissérie, apesar de ser considerada infanto-juvenil e de se tratar de livros de bolso, me surpreendeu. Trata-se da estória do pequeno Eddie Dickens que mora em uma cidade chamada Fim Medonho e passa por uma série de infortúnios. Recheado de termos e expressões hilários, Philip Ardagh escreve literatura de uma forma anti-literária, quebrando o paradigma de que literatura de qualidade tem que seguir um molde pré-determinado. E é assim que ele nos faz chorar de tanto rir. Para quem gosta de humor e não tem problemas com narradores que “conversam” diretamente com o leitor, eu recomendo.

Nacqua, o Reino Escondido de Cristina de Azevedo


Nacqua para mim foi uma agradável surpresa. Apesar de o livro ainda não ter sido lançado e só estar a venda a partir do mês de Fevereiro, tive o oportunidade de ler em primeira mão e simplesmente amei. É uma estória de ficção que une uma antiga lenda que ronda as cataratas do Iguaçu e um romance maravilhoso. Agradará a um público diversificado, especialmente os que curtem romance com algo de sobrenatural.


Erica Azevedo

Livro do Desassossego 

Um livro para os desassossegados.

Quando conheci Fernando Pessoa, apaixonei-me por seus Poemas Completos. Encontrei em uma singela Tabacaria aquela estrofe que permearia muitos momentos da minha vida.





" Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
A parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

Mas Pessoa é muito mais do que poemas dispersos. É um autor para ser degustado e interiorizado. Sendo assim, encontrei em seu Livro do Desassossego aquele que viria a ser o meu exemplar de cabeceira. Mesmo que faça muito tempo que eu o tenha lido completo, volta a meia me pego voltando as suas reflexões tão particulares.

Trecho: "Conquistei, palmo a palmo, o terreno interior que nascera meu. Reclamei, espaço a pequeno espaço, o pântano em que me quedara nulo. Pari meu ser infinito, mas tirei-me a ferros de mim mesmo"

Narrado sob a perspectiva de seu semi-heteronimo Bernardo Soares, o livro narra sua autobiografia sem facto, sem um encadeamento narrativo claro e sem uma noção de tempo definida. Bernardo é um ajudante de guarda livros em Lisboa e seu "diário íntimo" é permeado por um tom de intimidade.




Carla Pacheco


Comer, Rezar e Amar


Um livro onde a autora se expõe totalmente na sua escrita, se declara, traz uma riqueza tão grande de detalhes dos momentos e pensamentos, que é impossível a gente não se transportar.

É assim que eu gosto de escrever!

Adoro um trecho do livro (Cap.33). A forma como a autora começa descrevendo a mulher que passa próximo a ela pela calçada é quase uma fotografia, me faz enxergar nitidamente essa mulher e praticamente observá-la caminhando na calçada ao meu lado, tipicamente elegante, em cima de um salto 10, com seu cachorrinho de madame preso a uma coleira cravejada de pedras. E ela arremata a cena com uma sagacidade perfeita: "Você vai olhar para mim, mas eu me recuso a olhar para você."


E segue a conversa deliciosa, maliciosa e inteligente onde aprendi que: "... toda cidade tem uma única palavra que a define, que identifica a maioria das pessoas que mora ali." E a palavra de Roma para Giulio é: SEXO.


---

Então é isso, pessoal, minhas férias estão acabando, amanhã já estarei de volta às aulas, mas espero conseguir manter a frequência de posts e de leituras. Espero que tenham curtido as dicas.


Abraços,
Rogério Queiroz.



6 comentários:

  1. Ainda não li nenhum, mas gostei dessa dose de dicas *--

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comer rezar e amar? Sou mais o livro "Beber jogar f@#er" (sim existe este livro). Tá Parei. Ótimas dicas, também não li nenhum, me interessei pelo "Livro do Desassossego", li "O Alquimista" do mesmo autor e amei.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro Livro do Desassossego e Comer, Rezar, Amar! Ótima ideia de post, adorei...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo, tudo bem com vc?
    Estava morrendo de saudades e me desculpe pelo sumiço, porque como você sabe, estive viajando. Estava na praia e descansando um pouco da correria do dia-a-dia.
    Agora estou com 3 resenhas para soltar no Blog e sinceramente nem sei como vou fazer isso (risos)
    Tenho achado o povo dos Blogs parado sabe? O povo não visita mais a gente e tals.
    Não sei também porque ainda estão de férias, mas enfim...

    E ai, como passou de Natal e Ano Novo?
    Como tá passando suas férias? Lendo muito ?

    Eu estou até feliz comigo mesma, porque como estou agora agendando as minhas leituras, estou dando conta e também soltando resenha mais rápido.
    Mas eu seilá, as vezes acho que tenho que melhorar mais nas resenhas.
    Não sei se eu estou fazendo certo sabe?
    Até porque nunca tinha feito isso até fazer o meu blog ano passado.
    Enfim...
    Espero que eu vá pegando o jeito.

    Mas vou parar de falar de mim e comentar sobre sua postagem...

    Seguinte, eu achei super bacana você colocar os livros preferidos das Autoras nesse post. Até porque a gente pode conhecer um pouco de cada uma delas.
    Sabe de uma coisa? Estou doida para ler esse livro NACQUA. E nem sabia que a autora tinha livros extras -.- DANADA !!! hahahahaha....mas o jeito é esperar minha vez mesmo.

    Eu também tenho que postar uns quadros novos que estava pensando em colocar no I LOVE MY BOOKS, mas irei fazer isso depois que me organizar com as resenhas.
    Bom, é isso meu amigo.
    Fico feliz que esteja tudo bem por aqui e pode contar comigo nesse ano de 2014 também viu?!
    Te adoro muito.
    bjos

    Sil

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola, Parceiro!
    Adorei o post! Muito inovador!
    Bjs, me segue por favor eu sigo de volta e comenta nesse resenha ajudaria muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/o-grito-vermelho.html

    ResponderExcluir
  6. Estou doida para ler Nacqua!! Fiquei feliz em saber que é nas cataratas! Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir