Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

11/01/2014


Título: A Guerra dos Tronos
Autor: George R. R. Martin
Editora Leya
Páginas: 592



"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo." (Página 346)

Lorde Arryn, Mão do Rei, o segundo homem mais poderoso dos Sete Reinos, está morto e alguém precisa ocupar o cargo. No caso o Rei é o grande - em tamanho principalmente - Robert Baratheon e ele decide nomear para ser a Mão seu grande amigo Eddard Stark, senhor de Winterfell.

Eddard Stark vive no Norte com sua família, a esposa Catelyn, seus cinco filhos: Robb, Bran, Rickon, Sansa e Arya, também não posso esquecer do Jon Snow, ele é bastardo, filho do Ned/Eddard.

O Rei Robert resolve ir com uma comitiva do Sul - onde está localizada a sede do poder do reino em Porto Real - para o Norte. Está claro que ele pretende fazer o convite pessoalmente para que Ned não tenha como dizer não. No entanto, Catelyn recebe uma carta muito suspeita de sua irmã que é a viúva de Lorde Arryn, Lisa Arryn, na carta estão todas as suspeitas de que os Lannister assassinaram a Mão do Rei. Acontece que a Rainha é uma Lannister.

Com essa nova informação, Eddard se vê dividido com o pedido, as coisas podem se tornar perigosas, mas ele acaba por aceitar, pois o Rei é como um irmão e ele precisa proteger o homem de um inimigo que está tão próximo.

O jovem Bran é um garotinho de 7 anos e sua diversão é escalar. Em uma dessas aventuras ele acaba escutando uma conversa reveladora, apesar dele não entender muito o que as pessoas falam... Coisas acontecem e o pequeno Brandon "despenca" de uma torre muito alta e entra em coma correndo um grande risco de morrer. 
"A morte é terrivelmente final, ao passo que a vida está cheia de possibilidades." (Página 69)
Mesmo com a queda do filho Bran, O Senhor de Wintefell viaja para o sul com suas filhas Sansa e Arya, deixando Carelyn para trás e Robb em seu lugar. Jon Snow, o bastardo não poderia ir junto com o pai para Porto Real e também não se sentia confortável para ficar em Winterfell já que a senhora Stark não lhe vê com bons olhos... Como solução Jon decide entrar para a Patrulha da Noite que é uma guarda especial que protege os Sete Reinos dos perigos que se encontrar depois da muralha.

A família Stark está dividida e os perigos estão por todos os lados... O inverno está chegando.


* * *

Do outro lado da história acompanhamos o drama da princesa Daenerys Targaryen. Os Dragões, ou seja, os Targaryen constituíam a linhagem de reis dos Sete Reis mas aconteceu uma grande guerra - bem complexa e cheia de implicações -, na qual os dragões foram mortos, derrotados e destronados por Robert Baratheon que se tornou Rei. Os remanescentes desta grande guerra foram apenas duas crianças: Viserys e Daenerys, que depois de alguns anos continuam vivos, sobrevivendo nas Terras Livres. Viserys é o irmão mais velho e é obcecado pela retomada do trono e para isso ele vende a própria irmã em troca de um grande exército.

 * * *


A Guerra dos Tronos é um livro imenso e isso todos sabem, mas é tão desafiador que acaba se tornando uma leitura prazerosa e quando eu terminei pensei duas coisas: "Eu li A Guerra dos Tronos!" - orgulhoso de mim - e depois "Ainda falta tanta coisa para ler..." - feliz por a série ser extensa e preocupado com o meu ritmo lento.

Bom, o que falar desse livro, muito gente já resenhou, muita gente assiste à série e muitos comentários e spoilers rolam pelas redes sociais. Contudo, só quem tem a oportunidade de ler e se entregar de verdade a esse mundo novo e muito criativo sabe o que é um livro bom, mas bom de verdade.

É demagogia dizer que é uma leitura fácil, porque tem muita coisa acontecendo, são muitos personagens, não é um livro para ser lido em pedaços... assim não rola, tem que ler de uma vez só e esquecer de algumas coisas, como eu fiz (risos), demorei 17 dias para ler tudo... demorei, mas não importa.

George R. R. Martin tem que ser reverenciado por ter criado essa série. Os personagens são complexos, tridimensionais, bons e maus ao mesmo tempo, muito amáveis, muito odiáveis, mas é um ódio real e palpável... Eles também têm razão de ser, as ações são motivadas e justificadas, as vinganças estão muito bem embasadas e é tudo muito imprevisível, não dá para se apaixonar demais por alguma história porque o autor é um cara totalmente impiedoso, ele não pensa no luto que o leitor vai entrar depois de algumas mortes.    

É uma história épica, vai entrar para a história da literatura fantástica. Nesse livro temos ainda poucos elementos mágicos ou fantásticos, o que pra mim é bom ter um pé na "realidade". Também pode-se dizer que é uma trama medieval com os cavalheiros de armadura, os campeonatos, as batalhas...

O único ponto negativo na minha opinião é a tradução do título que no inglês é o famoso "Game of Thrones", na minha opinião ficaria mais interessante traduzir para O Jogo do Trono, pois durante grande parte da narrativa o leitor acompanha as conspirações e articulações de pessoas que querem o trono de ferro para si... Ah, mas eu também gosto do título A Guerra dos Tronos, isso é apenas uma opinião muito pessoal.

Então, é mais ou menos isso, haha, tentei falar apenas sobre o comecinho da história para não soltar spoiler.

Ops, tenho que falar quem são meus personagens favoritos e os que eu não gosto de forma alguma.

Favoritos:
  1. Arya;
  2. Daenerys;
  3. Tyrion (O anão).

Odiados:
  1. Rainha Cercei
  2. Catelyn Stark
  3. Joffrei Baratheon

Classificação
Pessoal, é isso. Claro que deixei muitas coisas de fora, fatos importantes, mas tentei ao máximo escrever uma resenha "curta".

Abraços,
Rogério Queiroz.

  

11 comentários:

  1. Todos falam bem deste livro, mas confesso que a quantidade de páginas e o número exagerado de mortes me deixam apreensiva e me fazem adiar a leitura. Hahaha, mas quem sabe um dia eu leio o livro e vejo a série.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey querido!

    Ai como amo essa série! Estou aproveitando as férias para relê-los e resenhar no blog, e não é que continuo me surpreendendo, mesmo sendo uma releitura?? George é um gênio mesmo! Temos gostos parecidos em relação aos personagens. Meus três favoritos foram desde o início o Tyrion, a Dany e o Jon... Mas no decorrer dos livros também me apaixonei pela Arya e pelo Jaime. Odeio de todo o coração o Mindinho, a Cersei e o Joffrey. Catelyn me irrita demais, mas não posso dizer que a odeio. Só não tenho a menor simpatia por ela.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Rog!!!!!! Tudo bem parceiro???? Caraca, quanto tempo não passo por aqui!!!

    Mas agora as coisas voltaram ao normal por aqui, após tanta correria de final / início de ano, então você me verá aqui mais vezes ^^

    Eu estou com esta série na estante para ler... já comecei mas acabei parando para ler algum de parceria que exigia mais rapidez e pronto, não voltei mais... acho que deve ser como vc falou... ele tem de começar e terminar. não dá para ler aos poucos! Parabéns por ter lido,e pela resenha. Adorei, como sempre.

    Abraços!!!

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu querido amigo, eu simplesmente AMEI sua resenha do livro, até porque ele deve ter sido bem dificil de RESENHAR, pois como você disse, são vários detalhes e vários acontecimentos né?
    Eu comecei a ver a série e depois comprei os dois primeiros livros.
    Mas estou esperando um pouco para ter uma leitura mais tranquila, porque ele eu acho que requer um pouco de nossa atenção.
    Meu namorado tá lendo A DANÇA DOS DRAGÕES e tá gostando.
    Vamos ver se irei ser da mesma opinião que ele (risos)

    Olha, eu amo a série e adoro a Khalesi, até porque é minha personagem preferida xDDDD

    Ahh queria te falar uma coisa, queria te pedir desculpas viu?
    Pelo meu comentário anterior, mas eh que da ultima vez que vc sumiu fiquei super preocupada contigo. Não pense que tava pegando no seu pé não. Pelo contrario.
    Gosto muito de vc e quero somente o seu bem tá?
    E te entendo perfeitamente quando vc disse que comenta so quando tá afim, até porque eu tambem as vezes to meia desanimada e nem passo nos blogs.
    Hoje estou fazendo isso para ver algumas novidades.
    E fiquei feliz da sua resenha ser uma delas =]
    Adorei
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Rogerio tudo bem, essa série do George R.R. Martin é uma das minhas metas e desafio na minha vida literária, tenho um curiosidade imensa, mas sei que esse livro exige dedicação para ler. Eu acompanhei um pouco pela Tv com meu filho é parece ser bem legal!
    Adorei sua resenha!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Seu dom é de odiar meu personagem favorito?... tsc tsc. Ainda não li os livros, mas assisto a série e sou apaixonado pela Cersei!
    Tenho vontade de ler o livro, mas não é algo que eu planeje fazer logo, afinal, tenho muitas leituras na frente. Espero que seja mesmo tão bom quanto a tua resenha.
    Abraços;

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Muitas pessoas me recomendam a série, por agora estou lendo os livros da minha listinha ( preciso completar pelo menos um desafio ) talvez leia a série depois de terminar o desafio.
    Fiquei interessada ^^
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho medo de começar essa série, ela é tão extensa, tão complexa... confesso que deu preguiça até de ler a resenha T.T hahahahahah
    Enfim, que bom que vc gostou, mas eu ainda vou deixar mais um pouco de tempo... não estou pronto para tantas informações!!
    Super Abraço,Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu amo livros grandes, histórias complexas dessas que prendem mesmo, esse parece ser um dos que eu adoraria ler. Espero poder lê-lo logo. rsrs.
    Amei sua resenha, completa e opnativa.
    beijos!!!

    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi dorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  11. Muito boa recomendação. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Jogo dos Tronos, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir