Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

22/01/2014


Título: Reiniciados
Autor: Teri Torry
Editora Farol Literário
Páginas: 432


A história se passa em 2054 depois que grandes manifestações juvenis se transforam em grandes atos violentos, o governo teve que se reinventar, adotando medidas drásticas... Bom, ao invés de punir severamente os "jovens delinquentes" com a prisão, pena de morte... o governo decidiu que eles poderiam ter uma segunda chance, pois com certeza essa personalidade violenta estava relacionada à forma e ao ambiente em que essas pessoas foram criadas, sendo assim, depois de um procedimento cirúrgico esses ex-delinquentes podem aprender como ser um cidadão controlado... claro que para isso é instalado uma espécie de relógio, chamado Nivo, que monitora o nível de felicidade/raiva/tensão. Esse controle se dá por uma escala que vai de 0 a 10, digamos que o 10 seria o estado máximo de alegria, enquanto abaixo de 2 significa que o Reiniciado representa um risco para si mesmo e para a sociedade, dessa forma, se isso acontecer, um chip que é implantado no cérebro no momento da "Reiniciação" explode eliminando o risco.

Em Reiniciados acompanhamos a jovem Kyla de 16 anos. Depois de cometer alguma infração, ou de ir contra o que o governo diz, Kyla tem sua memória apagada, todas as suas lembranças se perdem e ela não sabe mais quem é. Após 11 meses aprendendo a viver de novo em um complexo hospitalar, ela está pronta para ser inserida novamente na sociedade e está à espera de sua família - uma família que ela nunca viu. 


Kyla se muda para o novo lar, uma casa que fica em um vilarejo nos arredores de Londres. A família é formada por Mamãe, Papai e Amy. Amy é uma Reiniciada feliz que não contesta e não questiona o porquê das coisas serem daquela forma.




O livro se mostra monótono. O leitor acompanha Kyla tentando se adaptar àquela realidade, mas ela acaba se tornando uma adolescente normal, inteligente, talentosa - ela adora desenhar. A Reiniciada também tem sonhos (pesadelos) muito estranhos que estão de alguma forma relacionados ao seu passado apagado.

Kyla passa a frequentar a escola e enfrenta problemas com alguns colegas, como é corriqueiro em alguns livros mais juvenis. Como ela é uma Reiniciada ela precisa ir para umas reuniões, uma espécie de grupo de apoio para Reiniciados, e é lá que ela conhece Ben. Digamos que Kyla e Ben se tornam mais que amigos...


* * *


Reiniciado é uma distopia e é o gênero que está mais em alta atualmente, concordam? Porém, eu senti falta de um ambiente mais distópico, eu percebo esse livro como uma história que tem um contexto político ditatorial. É uma ditadura - claro isso é um dos pontos que caracterizam a distopia. Estou confuso quanto a isso.


Eu criei muita expectativa em cima desse livro e por isso não gostei tanto quanto esperava. Achei a história parada a maior parte do tempo, com alguns poucos picos de ação verdadeira. A trama é bem tensa, mas fica muito no campo do medo do que o governo pode fazer, o leitor não tem acesso direto ao tipo de tratamento aos quais as pessoas que não seguem as leis são sujeitas, até porque esse livro é narrado em 1ª pessoa pela Kyla.

Não é uma história ruim, no entanto, me decepcionei porque muita gente, muita gente mesmo, adorou e comigo não foi assim.

O livro tem uma capa muito bonita, a diagramação é bem legal: a fonte é grande com espaçamento que deve ser duplo, folhas amareladas

Pontos negativos:
A falta de profundidade no que ocorreu no passado (esse é uma passado próximo, tá, cerca de 30 anos antes), o que motivou as manifestações e porque elas se tornaram violentas. Eu acredito que isso vai ser melhor trabalhado no próximo livro da série.
Outro ponto negativo é que o livro não traz informações sobre a autora, geralmente temos essas informações na orelha, mas na edição brasileira não temos uma pequena biografia sobre Teri Terry.

Classificação:

Abraços,
Rogério Queiroz.



16 comentários:

  1. Olá Rogério, tudo bem?
    Primeira vez que visito seu blog e gostei bastante.
    Sobre a resenha, li algumas recentemente sobre o livro e me pareceu uma boa história, apesar de eu ter uma relação conflitante com o tema distopias. As vezes gosto, as vezes nem tanto. Mas acho a capa de Reiniciados maravilhosa e adorei sua resenha
    Abraços

    www.baianaliteral.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tarcila, obrigado pelo seu comentário.
      Acho que também estou vivendo uma relação conflitante com as distopias...
      Haha.

      Abraços.

      Excluir
  2. Oi Rogério.

    Já ouvi falar da autora, umas favoritas de uma amiga, mas nunca olhei os livros dela. Gosto de distopias, mas não sei se esse livro seria uma opção minha de leitura. Quando minha lista de prioridades reduzir quero olhar alguns dela, (falando nisso, preciso de umas indicações sua do autor Sidney Sheldon, que você falou em uma postagem minha no blog que era muito bom). Gostei muito da resenha, e a capa do livro é linda *-*

    Victor Marcos
    Encantos Paralelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor Marcos.
      Apesar de não ter gostado tanto quanto eu esperava, acho que você pode gostar da leitura - é só não criar expectativas.
      Abraços.

      Excluir
  3. Oi Roger, tudo bem?
    Nossa quando você disse que talvez não fosse gostar , fiquei até com medo de ler. rsrsrsrs.
    Mas no fim você só falou o que já ouvi de outras pessoas... Mas isso se dá quando vamos com muita expectativa em cima de um livro e no final ele não era tudo isso em nossa visão e isso já aconteceu comigo. No entanto eu amei a leitura... é uma de minha séries preferidas... É questão de ponto de vista mesmo... e concordo com você no fato de ter algumas coisas que você sentiu falta e que não foi explicado. Eu levei em consideração porque esse primeiro livro é apenas uma introdução do que pode vir de mais ação no segundo, mas como eu sou suspeita em falar, prefiro que leia Fragmentada para ver se você continua ou não com a mesma ideia rsrsrsrs. Respeito tudo o que disse e acho válido ter uma outra visão sobre a mesma história. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Dih, achei o livro parado mesmo sabendo que é o começo de uma história maior eu queria mais, sabe.
      Eu esperava mais, queria ter dado 5 estrelas, mas o livro não me agradou a esse ponto.
      Obrigado.
      Xero!

      Excluir
  4. Meu amigo quando esperamos demais de um livro não adianta, pois acabamos nos decepcionando com ele. Para vc ter uma ideia, o livro PELA LUZ DOS OLHOS SEUS que estou lendo da Arqueiro eu também fui pela opinião de muita gente que disse MARAVILHAS sobre o livro, mas quando comecei a ler eu comecei a sentir que ele não tava me envolvendo como eu gostaria. Estou terminando para ler o livro e espero que com o passar das páginas eu acabe me surpreendendo. Mas vamos ver...
    Quanto ao Reiniciada tenho que concordar, a capa é maravilhosa mesmo, mas nem sempre os livros de capa bonita vao ter um conteudo bom. Nisso vc deve concordar comigo acho. Mas tenta ler agora FRAGMENTADA porque quem sabe assim vc mude de opinião? As vezes por ser o primeiro livro acaba não sendo o que vc espera e no segundo vai que tem mais ação e mais explicações?
    Enfim...tenta ver isso.
    Se cuida meu querido e fica com Deus
    Saudades de ti
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil.
      A capa é muito linda mesmo e chama bastante atenção, principalmente por causa dos olhos verdes da Kyla.
      Vou ver se leio Fragmentada para tentar mudar minha opinião.
      Beijos.

      Excluir
  5. Ah, uma pena... Altas expectativas costumam estragar mesmo as leituras, por isso sempre tento controlá-las; farei isso com esse livro inclusive. Espero que goste mais que você! Haha

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que minha experiência tenha te ajudado, Amanda, haha, assim você vai sem esperar nada quando for ler Reiniciados, mas é uma leitura fácil.
      Abraços.

      Excluir
  6. Oi Rogério...

    Eu estava com este livro na lista de leitura, mas agora desanimei... tem tantos livros bons na fila que acho que vou deixar ele mais para frente então, já que não te agradou tanto... :\

    Abraços parceiro!

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nadja!
      Talvez seja melhor você deixar para ler quando tiver a coleção completa. Acho que isso pode ser uma melhor escolha.
      Abraços.

      Excluir
  7. Olá Rogério?
    Andei sumida mesmo né? rs, desculpe mas andei fazendo tantas coisas e estou aproveitando ao máximo para passear com família... Enfim, não andei muito boa também, o calor me deixa péssima, depois me pergunta porque adoro frio e chuva, ainda moro em lugares mais frios, você vai ver kkkk.

    Nossa, que distopia legal,este relógio Nivo poderia existir, apesar de ser perigoso eu sei, mas imagina como seria legal saber como a pessoa se sente? rs
    Realmente, sim é uma característica distopia(respondendo sua pergunta rs). Pelo menos pelo que conheço, mas de acordo com sua resenha não sei, teria que ler para te dizer a certeza...
    Adorei a resenha, a capa é linda mesmo e também não gosto quando não vem nada sobre o autor(a), tenho a mania de verificar tudo antes de ler.

    Beijos e se cuide.
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires!
      Ainda bem que voltou, mas que bom que estava sumida por um bom motivo, é sempre bom estar perto da família.
      Obrigado pelo seu comentário!
      Abraços.

      Excluir
  8. Ola parceiro! Tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro, tudo nele me chama a atenção desde a capa, titulo e é claro a sinopse. Adorei a resenha! ;)
    Bjs, http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/de-repente-o-destino.html

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei sua resenha! Da forma como vc narrou me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir