Pesquise!

Carregando...

Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

05/03/2012

Bento de Albuquerque Santiago, o Dom Casmurro, ou Bentinho, é um homem atormentado e sozinho que resolve remoer o passado e escrever um livro contando o que lhe aconteceu.

No início do livro é contado a aflição e o medo do pobre menino Bentinho de ser mandado para o seminário, de se tornar padre e não poder, assim sendo, casar-se com Capitolina, a menina que tinha os olhos de ressaca.

É bonito ler a paixão adolescente que acontece entre os amigos de infância, desde os primeiros sinais: a revelação de José Dias, a inscrição na parede feita por Capitu, o beijo, a promessa do poço.

Santiago vai para o seminário onde se torna grande amigo de Escobar, um seminarista que também não viria a ser padre e sim comerciante. Bento consegue driblar a promessa de sua mãe, estuda direito em São Paulo, volta para o Rio de Janeiro e casa-se com Capitu.

Depois de casados o casal não conseguia gerar um filho, o que tempo depois se solucionou com o nascimento do FILHO ÚNICO, Ezequiel, em homenagem a Escobar que também se chamava Ezequiel - Ezequiel de Sousa Escobar. Escobar também casara com Sancha amiga de Capitu e tiveram uma filha antes mesmo do filho único de Capitu nascer.
Uma triste notícia: Escobar morre afogado.

E é no enterro de seu melhor amigo que Dom Casmurro – que ainda não possuía este título – percebeu que Capitolina, que outrora fora denominada por José Dias como a menina dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada, olhava para o defunto como a esposa, Sancha, olhava.

Tempos depois Capitu nota que o filho tem os olhos iguais a do falecido, Ezequiel já havia sido comparado à filha de Escobar, contudo, seus pais acharam que o fato de estarem sempre juntos é que causava tal semelhança e também o garoto vivia a imitar as pessoas, gesto que os pais reprovavam. Depois da comparação revelada por Capitu, para Bento a cada dia que passa o menino torna-se mais parecido com Escobar, o que faz crescer a vontade de ter a criança longe de si, e o que lhe dá total segurança da traição de Capitu.
... ...
 
Capitu traiu ou não traiu Bentinho?
Essa é uma pergunta que nunca poderá ser respondida, até mesmo porque quem a poderia responder não mais estar entre nós, entretanto, já que temos liberdade de expor os nossos pensamentos, podemos opinar sobre o que achamos que realmente aconteceu claro que não podemos transformar esta opinião em uma verdade absoluta.
Minha Humilde OPINIÃO:

Sim, acho que Capitu traiu Bentinho.

Vamos aos fatos que me levam a crer nisso:
    

  • - Eles demoram muito tempo para terem um filho;

  • - Este filho é único. “Ou seja, talvez Bentinho não pudesse ter filhos e Capitu, ao traí-lo, engravida de Escobar o que explica a semelhança de Ezequiel com Escobar.”;

  •  - A semelhança entre os filhos do casal;

  •   - A semelhança entre Ezequiel e Escobar;

  • Certa noite, em que Bentinho foi ao teatro sozinho, porque Capitu tinha adoecido, ”a velha dor de cabeça”, e resolveu voltar para casa ao fim do 1º ato, encontrou com Escobar à porta do corredor que explicou que vinha lhe falar sobre os EMBARGOS DE TERCEIROS. “Mas bentinho não deveria voltar tão cedo. E será que Escobar ainda ia entrar, ou será que já estava de saída?” Ao entrar em casa Santiago descobre que Capitu já está boa e até melhor. “HUM...”

Não sou muito de ler os clássicos, tenho de admitir, entretanto Machado de Assis me prendeu de tal maneira que posso dizer que este é um dos melhores livros que já li e vou ter orgulho de dizer que li DOM CASMURRO, o romance mais misterioso da literatura brasileira.
Pretendo reler o livro pra tentar mudar a minha opinião ou para reforçar ainda mais o que penso.

Abraços,
Rogério Queiroz

2 comentários:

  1. Também tenho muito orgulho de ter lido Dom Casmurro KKKKKK Foi o primeiro clássico que eu li e adorei. Mas eu não acho que a Capitu tenha traído u.u KKKKK Mas ai vai de qualquer um né. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Há uma grande discussão em relação a essa traição, né. Dizem que os homens têm mais tendência a acreditar na traição, pode ser... Obg pelo comentário.

      Excluir