Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

02/11/2013



Título: Jogos vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora Rocco
Páginas: 397


SKOOB
Sinopse - Jogos Vorazes - Jogos Vorazes - Livro 1 - Suzanne Collins: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Olá!
Primeiramente tenho que dizer que Jogos Vorazes é um livro "batido", estou desatualiza por lê-lo só agora, pois todo mundo - na verdade, muita gente - já conhece essa história ou porque leu, ou porque assistiu ao filme que fez um super sucesso.

Jogos Vorazes começa com a personagem Katniss contando sua história. Ela vai desenhado como é a sua família - a mãe e a irmã Prim - e também mostra como é o ambiente em que vivem. O cenário é o país Panem que é constituído por 12 distritos e governado pela poderosa Capital. Katniss mora no Distrito 12 e passa parte do tempo caçando com com seu "amigo" Gale para conseguir sobreviver na hostilidade que é esse lugar.

Panem se tornou o que é depois de uma grande revolução, onde as pessoas se voltaram contra o governo, no entanto, foi em vão e a Capital conseguiu retomar o controle e para mostrar à população o seu poder criam os Jogos Vorazes - um reality show em que o vencedor precisa matar os outros competidores.

Todos os anos os jovens dos distritos passam pelo ritual angustiante da Colheita. É neste momento que dois deles são escolhidos para participar dos Jogos - são os chamados Tributos. É a primeira vez que a pequena e delicada Prim participa do bendito sorteio, só há um único papelzinho com o nome dela - enquanto a Katniss possui mais de 20 (VINTE!). - Sim, acreditem, Prim é a escolhida. Katniss fica petrificada, mas tem que fazer alguma coisa para salvar sua irmã. Ela se oferece como Tributo - algo totalmente raro se tratando do Distrito 12, o mais pobre - deixa a todos pasmos, mas é a única forma. Ela ama Prim mais que tudo!

Peeta Mellark é o garoto escolhido como tributo e existe um fato que o liga á Katniss.

_________________


Jogos Vorazes é dividido em três partes. Li em diversas resenhas que a primeira parte - "Os Tributos" - era maçante e pude sentir isso também. É uma parte necessária para os acontecimentos que se seguem, dá uma introdução e apresenta aquela realidade distópica em que as pessoas têm que se submeter ao poder da Capital.

A narração em primeira pessoa me irritou desde o começo e tive que ir me acostumando aos poucos. A Katniss é uma adolescente, 16 anos, logo o livro tem uma narração um pouco juvenil e, outra coisa, acho que a história de Jogos Vorazes poderia ser bem mais abrangente se o leitor pudesse saber o que se passava na cabeça dos outros Tributos e até mesmo das pessoas que governam a Capital, o Sistema ficaria mais nítidos, no entanto, fica tudo muito restrito à visão da personagem principal.

Quando consegui passar da primeira parte comecei a criar um afeição maior pela Katniss Everdeen, acho que ela acaba sendo a personagem mais provável para deixar o leitor apaixonado <3 . Ela tem uma sagacidade sublime durante o treinamento, o desfile e a entrevista. Se mostra insegura algumas vezes, mas quando tem que dar a cara a tapa ela vai lá e faz a coisa certa. Também é muito provável odiar as pessoas que ela odeia e amar as pessoas que ela ama. 

O triângulo amoroso tão comentado nas redes sociais só fica totalmente claro no final do livro. Durante os Jogos, ali na Arena, a Katniss demonstrou sentimentos pelo Peeta e ele se mostra totalmente apaixonado por ela, mas como não sei no que realmente ele está pensando, imaginei a possibilidade do  Haymitch - o orientador bêbado do distrito 12, um dos melhores personagens - ter dito para ele criar o personagem do garoto apaixonado. Será que ele está fingindo mesmo, e tão bem? Acho que não! Então, quando a carnificina que ocorre na Arena chega ao fim a Katniss assume a preocupação em relação ao Gale... (Acho que isso é de alguma forma um spoiler). 


Classifiquei Jogos Vorazes com 4 estrelas - pensei seriamente em classificar com 3 - por causa do começo, da narração... mas principalmente pelo fato de que eu assisti ao filme, isso fez com que o fator surpresa do livro na existisse, também desejei que os tributos do Distrito 12 fossem mais vorazes, poxa, eles estão ali para matar uns aos outros: "Katniss, vai lá e mata ele, deixa de ser mole!", "Para de procurar comida e mata alguém!" (risos) - pode parecer feio esse pensamento, sei que se eu estivesse ali morreria antes do começo, haha, mas tentaria fazer de tudo para ganhar. Ela passa parte do tempo na arena procurando comida, uma fonte de água... Sei que isso é super necessário, mas essa parte poderia ser resumida. 

Encontrei alguns errinhos toscos que não me incomodaram tanto. Algo que me deixou com raiva da edição é que não deixavam claro quando ocorria um hiato de tempo: "A garota quente" está se preparando para dormir em um parágrafo e no outro ela já acordou. Seria interessante saltar uma linha, ou usar algum método para deixar isso em evidência.   

Essa foi a minha experiência com o livro, tá. Tenho certeza que gostarei muito mais de "Em Chamas".

Abraços,
Rogério Queiroz.


11 comentários:

  1. cara cara cara, até que enfim alguém para conversar de Jogos Vorazes. JV realmente não é o melhor livro da trilogia, mas EM CHAMAS É PERFEITO! MUITO BOM e leia logo que vc vai amar. Dizem que o pior é A Esperança, então to enrolando um pouco para começar hahahaha.
    Adorei a resenha, tem bons detalhes mas nada que estrague o livro. É uma pena vc ter assistido ao filme antes, pq este é um dos mais fieis ao livro que já vi.
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  2. Então,
    Apesar de não concordar com alguns pontos que você mencionou eu aceito e respeito a sua opinião! rs

    Jogos Vorazes é um dos livros que despertou mais emoções pra mim nesse ano! Li toda a saga em 3 dias e não tenho motivos para reclamar, exceto pelas mortes do finalzinho que a Titia Suzanne pegou pesado!
    JV se comparado aos demais, é o mais calmo!
    Em Chamas pega fogo e A Esperança é uma aflição só!
    Enfim, eu apenas amo demais essa saga e nada que eu li conseguiu mudar minha opinião até hoje!
    Amo Katniss <3 The Girl on Fire <3

    Abraços
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Não acho que tudo o que você disse realmente tenha acontecido mas eu adoreei Jogos Vorazes e para mim é a melhor distopia de todas, Em Chamas é muito melhor te seguro, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo tudo bem, eu curti muito Jogos Vorazes no genero distopia e classificado como infanto Juvenil a autora conseguiu chamar minha atenção o filme tbm foi bem retratado, mas cada um tem sua percepção, em algumas partes a narrativa ficava complicada, o que no filme já fizeram Katiss um pouco mais madura! Ótimo resenha!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rô!
    Eu tinha esperança de não ser a única que ainda não li Jogos Vorazes, agora tenho quase certeza que sou. Nossa, preciso correr com essa leitura, né? Já vai ser lançado o segundo filme e eu nada de ler.
    Mas, não sei, sempre vejo o box lá no submarino e não tenho muita vontade dele. Não sei porque! :/
    Sua resenha ficou perfeita. Adorei!
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Agora eu entendo porque muitos dizem que não gostariam de viver no universo de Jogos Vorazes, deve ser muito tenso ser um Tributo, acho que morreria se fosse uma das escolhidas, me matariam antes que eu pudesse pensar em matar alguém. Não li o livro por não gostar muito de distopias, mas ele parece bastante emocionante e, pela quantidade de elogios que leio sobre ele, deve ser muito bom.
    Também não sou fã de livros narrados em primeira pessoa, acho que ficam muito vagos, gosto de conhecer cada personagem e seus pensamentos. Gostei muito da sua descrição do Haymitch e a Katniss pareceu ser muito corajosa ao se oferecer no lugar da irmã.
    Gostei muito da sua resenha, estou aguardando um post sobre Em Chamas, espero que você goste mais dele e que tenha uma boa leitura.

    Passei pra avisar que te indiquei um selo e acabo escrevendo um texto, rs. Espero que você possa respondê-lo, adoraria ler suas respostas. Dá uma olhadinha lá: http://balanconasestrelas.blogspot.com.br/2013/11/selo-boa-opcao-de-leitura.html

    Um beijo. ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Rogério!
    Eu tb me apaixonei pela Katniss nesse livro, mas nos outros ela fica mais chatinha... Meu personagem preferido da série é o Peeta! Ele é tão fofo! *------* hehe
    O começo de Em Chamas tb é meio arrastado, pelo menos eu achei, mas depois fica bom! E o final é surpreendente! Lê antes de ver o filme pra não estragar as surpresas!

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Passagem, de Justin Cronin lá no blog. E já adianto que tá super fácil de participar, hein... Passa lá e boa sorte!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2013/10/promocao-mais-um-livro-na-estante.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Rogério, tudo bem?

    é por isso que eu só gosto de ler o livro primeiro. Eu sou mt ansiosa e assim que terminei Jogos Vorazes eu vi o filme e já queria ver os teasers do segundo. Meu namorado quase me matou pq disse que tinha spoiler. Devorei o segundo livro e depois de ver os teasers e trailers, vi que, realmente, se eu tivesse visto antes, toda a graça teria terminado. Gosto bastante dessa saga, uam das melhores, com certeza. Espero que vc curta melhor os outros livros

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olha meu amigo vou te dizer uma coisa, já tem tempo que tenho os livros da Coleção Jogos Vorazes, até porque ganhei no Natal do ano retrasado e até agora não os li de jeito nenhum. Mas comprei mesmo por causa de ter gostado do filme. Ainda pretendo ler, mas estou esperando para pegar os de coleção, porque eu demoro bastante com as minha leituras.
    Estou ralando pra terminar um da arqueiro e que tá complicado pra karamba.
    Mas enfim...O livro é bom, mas com o passar do tempo, parece que o livro fica meio parado...arrastado...seila...vamos ver no que dá =P

    Eu gostei da sua resenha. Vou procurar ler esse livro logo logo
    Quem sabe...
    Se cuida meu querido e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Rogério, tudo bem?

    Estou para ler os livros ainda, como sabe estou meio enrolada... O filme passa tantas vezes e no começo já desisto porque todos que assisto, quando vou ler me desaponta muito.
    Bacana a história, amo livros assim rs.
    Está coisa de ficar juntando o texto é realmente chato, dormir e logo acordar...

    Adorei a resenha.Espero gostar do livro.
    Abraço.

    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir