Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

15/11/2013


Título: Jogos Vorazes - Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora Rocco
Páginas: 413


Skoob
Sinopse - Em Chamas - Jogos Vorazes - Livro 2: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
Faz um tempinho que conclui esta leitura, mas adiei a resenha pra poder postá-la exatamente no dia da estreia do filme, vamos conferir minhas impressões.


Cuidado com os possíveis spoilers de Jogos Vorazes e confira a resenha do primeiro volume da série clicando AQUI.
Resenha:

Toda Revolução Começa Com Uma Faísca.


Como o final surpreendente da 74ª edição dos Jogos Vorazes, em que Katniss e Petta foram os tributos vencedores, a Capital sentiu-se manipulada e logo percebe-se que eles não pretendem deixar o "casal desafortunado" viver em paz com a vitória. 

Diversas manifestações começam a ocorrer nos outros distritos e a responsabilidade desses atos está toda sobre as costas da garota - revolucionária - em chamas. O presidente Snow aparece várias vezes para ameaçar Katniss, sua família e todas as pessoas que a cercam, todo o Distrito 12. Katniss, nessa situação, se dispõe ao sacrifício, mas sua morte pública acabaria acarretando muitos outros problemas. Ela terá de pagar por seus atos na última edição dos jogos, de alguma forma.

Naquele movimento ligeiro, vejo o fim da esperança, o começo da destruição de tudo que me é mais caro no mundo. Não consigo adivinhar que forma de punição ocorrerá, a que distância será jogada a rede, mas quando tudo estiver terminado, é muito provável que nada mais reste. Então é fácil imaginar que num momento como esse, eu seria acometida por completo desespero. Isso é o mais estranho. O que mais sinto é alívio. Sinto que posso desistir do jogo. Que a pergunta sobre se consigo ter sucesso nesse empreendimento foi respondida, mesmo que essa resposta seja um sonoro não. Que se tempos desesperadores clamam por medidas desesperadas, então estou livre para agir tão desesperadoramente quanto desejar. Pag. 86

Neste segundo volume da trilogia Jogos Vorazes nota-se com mais nitidez o contexto político e a insatisfação com aquela situação de submissão da população em relação ao sistema injusto e carrasco que rege a sociedade com regras infames. O poderio da Capital começará a ser contestado e eles terão que fazer algo para mostrar que ainda estão sob controle.

Então, a cada 25 anos, depois dos Dias Escuros dos quais nasceram os Jogos Vorazes - a revolução que aconteceu dos distritos contra a Capital -, aconteceria um grande evento: O MASSACRE QUATERNÁRIO. Este será o 3º e a cada Massacre uma surpresa é "sorteada" para a tristeza de todos. Sim, para o presidente Snow é hora da garota em chamas pagar...



Não seria um grande spoiler se eu dissesse o que eles prepararam para o 3º Massacre Quaternário, até porque todo mundo já viu o trailer do filme e já sabe o que a Katniss terá de enfrentar.



Diferente do primeiro livro, Em Chamas conseguiu me prender completamente, até porque eu já tinha a bagagem de curiosidade que foi gerada pelo final de Jogos Vorazes. Nas primeiras partes - mesmo seguindo o mesmo estilo mais parado do início do primeiro livro - havia uma tensão constante que me deixou realmente preso e torcendo loucamente para que os personagens se dessem bem.



Dessa vez o Gale aparece mais, no entanto, eu continuo sendo do #TeamPetta. Em um momento do livro o Haymitch, meu personagem preferido, fala para a Katniss que mesmo se ela vivesse 1000 (não lembro se era 1000, talvez 100) anos ela não mereceria um cara tão bacana quanto o Petta - não me matem, isso está escrito no livro!



Eu adorei esse segundo volume, superou as minhas expectativas e frustrações em relação ao primeiro. Estou adiando a leitura do último porque quero ver o filme antes e também não quero que a história acabe tão rápido, apesar que o fim de Em Chamas tem um gancho gigantesco para o próximo livro, ou seja, as coisas não terminam de forma fechada, logo, está tudo em aberto, as pontas estão soltas e as pessoas estão em perigo. 



A Katniss é o rosto da revolução que está explodindo, ela é a faísca...




E este filme, hein, quem ai não está morrendo, roendo as unhas... Ensandecido de desejo de assistir? Eu estou assim, mas odeio - sim, eu odeio - estreias. Aquela multidão gritando no cinema tira a minha paciência (risos). Vou tentar assistir o mais rápido possível. Pelo que eu vi pelos teasers e trailer os detalhes estão muito bem feitos, a atuação da Jennifer parece visceral, voraz.

Então é isso, essas foram as minhas boas impressões sobre Em Chamas.

Abraços,
Rogério Queiroz.



8 comentários:

  1. Oi Rogério :)

    Cara. Estou louco para assistir Em Chamas nem posso acreditar que faltam 5 horas para mim entrar na sala de cinema u.u. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey parceiro,
    Não é segredo pra ninguém que eu sou louco por THG e que Em Chamas é o melhor livro de todos, Li pela primeira vez em maio e reli semana passada. Sim, eu sou tributo louco!

    Nessa resenha, eu concordo com as suas ponderações acerca da narrativa. É incrivel perceber como a critica aos EUA e ao capitalismos torna-se nítido na figura de Katniss, mesmo tão "pequena" é capaz de confrontar esse governo corrupto e ditatorial.

    Você vai perceber que essa temática politico-social será ainda mais trabalhada A Esperança!

    Sobre o triângulo amoroso, tenho uma opinião muito centrada. Pra mim Gale sobra na estória toda. Se ele amasse tanto assim Catnip, ele teria se voluntariado. Coisa que ele não o fez. Peeta ama muito Katniss, o que me irrita demais porque ela não sabe retribuir esse amor. Katniss é tão ferida que não sabe amar as pessoas. Não sei se você já percebeu isso. Mesmo achando que ela não possui essa qualidade, você perceber que ela ama Peeta, do seu jeito mas ama e Gale (na minha opinião) não passa de um primo.

    Em A Esperança eu odiei ainda mais a capital. Você vai descobrir todas as atrocidades que ela cometeu e os reflexos disso na vida das pessoas.

    Sobre o lançamento: APENAS DEVASTADO! Não irei ao cinema assistir e :( tristeza define!

    Me empolguei um pouco no comentário!
    Abraços

    Adriano G. || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Resenha maravilhosa, Rô! :)
    Tenho alguns amigos que estão me perturbando para ir no cinema amanhã assistir ao filme, e estou quase me rendendo. Não sei o que farei, queria muito ler os livros antes. Porque se eu acabar indo assistir mais um filme, acho que nem vou ler mais os livros. #dilema

    ResponderExcluir
  4. Oi Roger, tudo bem???
    Quero muito ler a trilogia dessa saga porque só conheci os livros após assistir o primeiro filme, mas fui enrolando enrolando e não consegui comprar e terminou ficando para o ano que vem mesmo. Mas quero ler todos. Hoje assisti ao filme, a parte ruim disse é que vc fica um pouco perdido devido as questões políticas, mas nada que não te faça entender todo o contexto, eu amei a Katness nesse filme e logo no inicio já chorei no filme (sou uma boba emotiva) mas amei e recomendo que assista assim que puder, a produção está maravilhosa e as roupas super bem produzidas.... um verdadeiro show. Bom é melhor eu parar se não te conto o filme e vc vai querer me bater rsrsrsrs Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A Trilogia Jogos Vorazes foi a minha melhor leitura de 2013, é simplesmente fascinante!
    Estou louca pra assistir o filme no cinema, mais não vai ser possível, Snif, Snif =/
    Beijinhos, Taty Assis.
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. A melhor trilogia de todassss!!! Adoro Jogos Vorazes, é incrível e quando fui assistir nos cinemas não faltou animação. Gritaria, cartazes e tudo o que o filme tinha direito. Gosto dessas estreias porque me divirto muito, principalmente quando é o filme de uma das minhas melhores leituras. Valeu a pena cada segundo. Pena que passou rápido ;(

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. EU AMO JOGOS VORAZES E EM CHAMAS , MAIS ESTOU CURIOSA PRA VER ESPERANÇA, MAIS VAI SER DIVIDIDO EM DUAS PARTES , PARTE 1 VAI DAR NO DIA 21 NOVEMBRO DE 2014 , E A SEGUNDA PARTE VAI DAR NO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2015, ESTOU MUITO TRISTE POR QUE VAI DEMORAR MUITO... E EU SOU FÃ NUMERO 1 DELES , E KETINIS E PETER VOM SE CASAR E VAOM TER DOIS FILHOS UM CASAL...... AI ESTOU CURIOSÍSSIMA...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir