Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

18/11/2013


Título: 1º a morrer 
Série: "Clube das Mulheres Contra o Crime"
Autor: James Patterson
Editora Rocco
Páginas: 374

SKOOB
Sinopse - 1º a Morrer - Clube das Mulheres Contra o Crime Vol.1 - Em uma narrativa de tirar o fôlego, James Patterson nos apresenta Lindsay, Claire, Jill e Cindy, as integrantes do Clube das Mulheres Contra o Crime. No primeiro livro da série, o desafio desse grupo é investigar a identidade de um serial killer que assassina homens e mulheres que acabaram de se casar. O ponto de partida da narrativa é o brutal assassinato de um jovem casal em lua-de-mel num hotel cinco estrelas de San Francisco, crime que, com pequenas variações, se repete em duas outras cidades norte-americanas, deixando claro que se trata do trabalho de um assassino em série. Indignadas com a ação empreendida pela polícia no caso, quatro mulheres destemidas - a inspetora de homicídios Lindsay Boxer, a médica legista Claire Washburn, a repórter policial Cindy Thomas e a assistente da promotoria Jill Bernhardt - resolvem unir forças para descobrir e prender o assassino. Assim nasce o Women’s Murder Club, ou Clube das Mulheres contra o Crime, desvendando crimes entre uma margarita e outra e altos papos sobre comida, homens e sexo.

"Nunca lute com um porco, Lindsay. Vocês dois ficam sujos. E os porcos gostam." Página 87.

Faz bastante tempo que eu tinha interesse de ler esta série policial - Clube das Mulheres Contra o Crime -, por se tratar de um gênero que eu gosto bastante, também sempre quis conhecer mais as obras do autor James Patterson. Então, o que eu fiz... comprei o 3º livro da série e pensei que não teria problema se eu lesse fora da ordem. Conversei com uma amigo - Anderson Felix - e ele me disse que era um erro começar por qualquer livro que não por 1º a morrer, sendo assim, ele sugeriu que poderia me emprestar os dois primeiros livros e foi a melhor coisa que ele fez na vida (risos).

Em 1º a morrer acontece a apresentação das quatro personagens que farão parte do tal clube de mulheres que combaterão o crime: Lindsay, Cindy, Jill e Claire. Como é o primeiro da série, a leitura é super importante para o leitor entender como elas pensam, a personalidade e até mesmo suas histórias.

O livro tem como protagonista central a inspetora da homicídios Lindsay Boxer - narradora em primeira pessoa - que é uma mulher forte passando por um drama pessoal, ela está doente e ainda por cima tem que caçar um serial killer.

O homem que ela procura mata casais que acabaram de se casar e deixa algumas pistas propositais. Em algumas passagens do livro podermos ver a visão desse assassino - em 3ª pessoas - e o autor revela a identidade do assassino: Phillip Campbell. 

No começo do livro eu não gostei de saber logo de cara quem era o responsável pelas mortes, porque isso acaba com aquele suspense do "e ai, quem é o cara?". Contudo, estamos falando de um livro escrito por um autor renomado e que sabe exatamente o que está fazendo. Nada é previsível.

As quatro mulheres, quatro profissionais competentes se reúnem para fazer uma investigação à parte, não-oficial. Temos uma médica legista, uma repórter policial, uma promotora de justiça e uma inspetora de polícia, ou seja, é um grupo potente, hein?!

"- Eu sou médica. Vejo a morte todos os dias. Conheço as causas e os sintomas, a ciência de trás para frente. Mas não posso curar."
"-Você nos cura o tempo todo - disse Edmund. - Você me cura todos os dias da minha vida. Mas há momento em que nem todo o seu amor e sua incrível inteligência são capazes de mudar as coisas." Página 136

Estava conversando com o amigo que me emprestou o livro e ele me disse uma coisa que eu fiquei pensando. Ele disse que James Patterson misturou nesse livro "suspense" com "chick-lit". Eu não tinha percebido isso, até porque não leio chick-lits, mas é a mais pura verdade. Em 1º a morrer tem uma boa dose de romance, misturada com a insegurança da Lindsay em se entregar ao seu companheiro de trabalho e ainda tinha a doença... Algumas questões mais femininas surgem ao longo do livro, porque não dizer que este é um livro que exalta a capacidade das mulheres no âmbito profissional? Claro que sim, diversas vezes o livro mostrou que as mulheres são mais capazes que os homens, ou tão capazes quanto, porque o importante é isso, ressalta a igualdade entre os sexos.

"Raleigh ficou me segurando até a ansiedade passar, lentamente. Bem ali, na droga da sala da equipe. Eu não sabia o que fazer, mas não queria me afastar dele. Nem que ele me soltasse." Página 149

-----

Agora vamos falar uma pouco mais sentimentalmente (risos).

Essa história quebrou minhas pernas de uma forma que outro livro não fazia há algum tempo... Eu já sabia que o James Patterson é um cara impiedoso que não tem pena dos seus personagens, nem dos seus leitores, e acabei me apegando aos personagens, torcendo para que tudo desse certo - nós leitores somos assim, não? - e de repente o mundo fica de cabeça pra baixo, as coisas já mudaram e eu ainda estava digerindo as informações. 

Acontece algo muito triste no final desse livro, algo que é de partir o coração, mesmo. E quando você pensa que já está tudo na pior... as coisas pioram ainda mais.

Super recomendo essa série! Leiam!!!

Abraços,
Rogério Queiroz.




15 comentários:

  1. Série policial com mulheres, gostei disso. Também sempre quis conhecer as obras do James, se eu não começar por Bruxos e Bruxas, começo com esse, já que também adoro esse gênero. Um serial killer que mata casais que acabaram de se casar? UAU, gostei disso.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Jon, pelo que dizem Bruxos e Bruxas é um pouco decepcionante, mas espero que você encontre logo um bom livro do Patterson para ler.

      Abraços.

      Excluir
  2. Estou querendo muito ler algum livro de James Petterson e você acabou de me dizer qual! rsrs
    Gosto muito de livros policiais e mistérios,acho que vai me agradar bastante! E esse fim... já fiquei curiosa! haha
    Segui e curti a fan page do blog, e queria te convidar para conhecer o meu blog também.
    Abraços,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/MLWonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem tudo para você começar com o pé direito, viu.
      Espero que leia mesmo o livro, porque com certeza você iria adorar.
      Depois passarei no seu blog, tá.
      Abraços.

      Excluir
  3. Meu Deus do céu... preciso parar de ler suas resenhas, Rô. Cada vez que venho aqui saio com vontade de comprar mais um livro e eu preciso economizar, vou casar próximo ano e pra isso preciso de dinheiro, estou pagando e montando minha casa... Jesus!
    Só mais esse, né? Listinha de desejados sendo atualizada em 3, 2, 1...
    Adorei sua resenha (pra variar) \o/
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faça isso, Neriana, viu.
      Quero ver você sempre por aqui lendo minhas resenhas, não abro mão disso.
      Abraços, parceira.

      Excluir
  4. Oieeeeeeeeeeeeeeeeeeeee meu amigo mais lindo do mundo !!!!
    Tudo bem com vc ?
    Desculpa pelo sumiço, mas como vc sabe, eu estive viajando para poder descansar um pouco a cabeça desse Blog, porque as vezes dá vontade de desistir de tudo e jogar tudo pra cima hahaahha...Mas enfim...pra mim foi bom GRAÇAS A DEUS !!

    Outra coisa, você gosta do Autor James Patterson??
    Eu comecei a gostar dele quando eu li o livro Diário de Suzana para Nicolas.
    Até agora foi o unico livro dele que eu li...depois comprei o Bruxos e Bruxas e aquele ESCOLA OS PIORES ANOS DA MINHA VIDA que também é do autor. Quero muito ler, até porque eu gosto do tipo de escrita que ele utiliza.
    Agora já os policiais dele eu não conheço.
    Qual é a sequencia dessa serie ai que vc leu?
    Quero saber agora !! hahahaha
    Mas n tem nada de terror n neh? Porque tem alguns livros que nem me atrevo =x
    Ficarei aguardando resposta e adorei a sua resenha em falando nisso...desculpa !! hahahaha
    Se cuida meu amigo

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, cada vez eu gosto mais desse autor.
      Ele escreve de uma forma encantadora, eu adoro capítulos curtos e muita ação e dinamismo.
      Não tem nada de sobrenatural nas histórias, talvez um pouco de sangue...
      Abraços, parceira!

      Excluir
  5. Ownnn Roger...
    Adorei a sua resenha como sempre rsrrss.
    Então me interessei por essa série inclusive coloquei no meu skoob, agora ando meio fanática pelo tema suspense rsrsrsrs. Esse livro me encantou e quero comprar logo de cara no ano que vem, ainda mais porque fala da junção da mulherada em combater o crime... e eu fiquei super curiosa com esse final.... quero saber rsrsrs. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série muito boa, Dih!
      Os três primeiros livros são publicados pela editora Rocco e os outros estão sendo publicados pela Editora Arqueiro, começando com 4 de Julho.
      Abraços.

      Excluir
  6. To doida pra ler esse livro. Adorei a resenha.
    Bjs!
    http://4xvoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi! A resenha ficou muito empolgante. Parabéns!
    E O Clube das Mulheres Contra o Crime é a melhor coisa que o Patterson fez na vida!!!
    Abraços, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Anderson!
      Fiquei muito feliz com esse livro.
      Abraços.

      Excluir
  8. Não sou mt fã de livros policiais e depois de saber que vou ter que engessar minha perna depois da leitura não quero mais não :'(
    hahahah brincadeiras a parte, o livro realmente parece ser mt bom, me lembrou até o livro de Sidney Sheldon que eu li te falei o nome, mas esqueci '.' ... Lembrou? Então, esse mesmo! ... Pelo fato de ser protagonizado por mulheres. Até pensaria em comprar se não fosse publicado pela Rocco ($$$$$$$), então me contentei com sua ótima resenha ;)
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir