Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

23/11/2013


Olá!!!

Hoje vamos conhecer mais um pouco da autora Carla Pachêco. Nessa entrevista ela fala sobre suas expectativas para o lançamento de Perfume de Hotel - Nova York e nos delicia com várias citações de seu livro.



Uma dose de palavras: Para começar gostaria que falasse um pouco sobre você, sua vida profissional, sua formação e também sobre sua carreira no mundo literário.

Sou carioca da gema, tenho alma de carioca, pois como alguns dizem por aí, ser carioca é um pouco mais que isso, é um estado de espírito.

Meus pais se separaram quando eu era bem pequena, e na minha adolescência, me mudei com minha mãe para Maceió.

Conto no meu livro que: Com apenas três anos de idade comecei a dizer que quando crescesse eu iria ser médica que “tira neném da barriga”, e logo depois aprendi a falar o nome da especialidade que tanto me encantava na medicina e enchia a boca para dizer “Obstetra” todas as vezes que alguém me perguntava qual seria minha profissão. Levei isso muito a sério por toda a minha infância e adolescência, até que chegou a hora de prestar o vestibular, e lá estava eu na lista dos candidatos para o curso de medicina. E cá estou eu, anos depois, atuando como médica Intensivista. Ou seja, na prática, minhas certezas foram completamente desfeitas, e comecei a entender que, por mais que eu planeje, a vida muitas vezes seguirá outro caminho, que não necessariamente tem de ser melhor ou pior que o planejado, apenas diferente (Perfume De Hotel – Nova Iorque)

Conheci meu marido no hospital e estamos juntos há 15 anos. Amo a vida de casada, tenho uma filha adolescente com 13 anos e um filho menor que completará 9 anos na virada do ano, dia 31 de dezembro.

Sempre fui apaixonada por escrever, e resolvi tirar o sonho da gaveta.


“Sonhos definitivamente não são feitos apenas para sonhar, mas para realizar” (Perfume De Hotel – Nova Iorque)

Uma dose de palavra: Perfume de Hotel é o seu primeiro livro e está prestes a ser publicado. Do que se trata essa história?

Falo na abertura do meu livro que: Gosto de dizer que os três melhores cheiros são o de um excelente perfume francês, perfeito para a ocasião, que combine com a nossa pele, nossa roupa, e que traduza nossa personalidade; cheiro de carro zero, que tenho certeza, poderia me deixar rica se conseguisse engarrafar, e como diria meu cunhado, teria escrito em seu rótulo “Se fui pobre, não me lembro”; e cheiro de quarto de hotel, isso mesmo, este cheiro que remete a prazer, a novas experiências, a sonhos realizados. (Perfume De Hotel – Nova Iorque)

É disso exatamente que se trata Perfume De Hotel, do prazer de viajar e de partilhar recordações.

Nenhum lugar é igual, e um mesmo lugar pode ser visto e vivido de várias maneiras, isso é o que tanto me fascina” (Perfume De Hotel – Nova Iorque)

Uma dose de palavras: Em que momento veio a decisão de se tornar escritora? Foi uma decisão, ou você apenas exteriorizou algo que já nasceu com você?

Comento sobre isto no livro, dizendo que: “Acredito piamente que na vida é preciso se permitir. A proximidade dos meus 40 anos, a saída dos “inta” e a entrada em definitivo nos “enta”, a briga com meus hormônios, e um outro olhar sobre minhas expectativas e projeções futuras, estavam mexendo demais comigo, despertando-me a urgência por fazer as outras coisas que também me dão prazer e que simplesmente ficaram em suspenso. Quando surgiu esta viagem para Nova Iorque, decidi me permitir e fazer dela o meu estopim para dar uma guinada na minha vida, numa analogia perfeita entre começo de ano, começo de livro e começo de era para mim. (Perfume De Hotel – Nova Iorque)

Uma dose de palavras: Qual é a sensação de concluir um livro?

A maravilhosa sensação de estar vivendo a realização de um sonho!

“Queria ansiosamente olhar em outra direção, poder me debruçar sobre outras paixões. Queria me encontrar nas minhas viagens para depois me perder nas minhas histórias. E foi exatamente isso que fiz” (Perfume De Hotel – Nova Iorque)

Uma dose de palavras: Qual a expectativa para a publicação e lançamento de Perfume de Hotel? Você está ansiosa? 

Nossa... sendo muito sincera, não sei como estou conseguindo me segurar.

A ansiedade às vezes me incomoda, mas tento lidar com ela da melhor maneira possível. (Perfume De Hotel – Nova Iorque)

Costumo sonhar alto, não sei ser diferente. Então espero agradar, agradar muito com Perfume De Hotel – Nova Iorque.

Fico me perguntando qual será minha reação quando vir meu livro nas livrarias, meu livro na mão das pessoas em um lugar comum (numa praça, numa cafeteria, no avião, etc). Não faço a menor ideia, mas quando acontecer prometo contar pra vocês.

Uma dose de palavras: Carla Pachêco, assim como em todas as carreiras, na literatura um trabalho está sujeito a críticas positivas e negativas. Você está se preparando de alguma forma para ler as opiniões dos leitores? E como acha que vai encarar uma possível crítica negativa?

Não vamos agradar a todos nunca. Isso também acontece todo tempo, a começar por nossas relações pessoais. É assim que funciona.

Minha mãe costuma dizer que “tudo na vida pode ser dito, a diferença está na forma que falamos”. Então, espero que as críticas venham para acrescentar. Sempre haverá um ponto que podemos melhorar, como pessoa, como escritores.

Mas arrisco dizer que, quem gosta desse tipo de leitura, vai se deliciar.

Uma dose de palavras: Quais seus autores preferidos? E eu quero sabe se o seu gosto literário influencia na sua escrita?

Com certeza. Relacionado especialmente a Perfume De Hotel – Nova Iorque, posso citar Martha Medeiros, com “Um Lugar na Janela – Relatos de Viagem”, e Elizabeth Gilbert, com “Comer, Rezar, Amar”. Estes dois foram à base da minha escrita.

Mais também poderia citar rapidamente Raquel Pagno, escritora premiada, fazendo sucesso também com a sua mais recente obra “Herdeiro da Névoa”, e que me presenteou com seu comentário na capa desse meu primeiro livro; Maitê Proença, “Entre Ossos e a Escrita”; Khaled Hosseini (que também é médico), autor do best-seller “O Caçador de Pipas”; E.L. James, com uma narrativa bem ousada na trilogia “Cinquenta Tons de Cinza”, outro best-seller.

Uma dose de palavras: Quais as maiores dificuldades enfrentadas por você até agora como escritora? O que te motiva a continuar?

Tudo é muito novo pra mim. É outro universo.

Mas quando quero alguma coisa, corro atrás. É preciso acreditar para poder realizar, e eu acreditei nesse trabalho desde o começo.

Todo o processo, desde a construção da Proposta Editorial até a busca por uma editora que quisesse publicar minha história, tudo foi buscando na internet as informações, correndo atrás sozinha e literalmente “dando a cara pra bater”. Só posso dizer que, já está valendo muito a pena. Essa é minha mais pura sensação.

Quanto à motivação: “As viagens que ainda vou fazer, os lugares e as pessoas que ainda vou conhecer, os perfumes que ainda vou descobrir e as inúmeras situações que ainda vou viver só me remetem a uma palavra: possibilidades!” (Perfume De Hotel – Nova Iorque)

Uma dose de palavras: Carla, vamos fazer um exercício, vai funcionar assim: você vai se distanciar da posição de escritora – “mãe de seu livro” – e vai deparar-se, como leitora, com Perfume de Hotel-Nova York pela primeira vez. Você lê o livro e conversa com alguém sobre ele. O que você diz a respeito?

Não saberia mostrar o que não me atrai.
Poderia dizer que é um livro leve, que me emocionou, me fez rir, e me levou a passear pelos lugares, a sentir as sensações, o perfume, me fez mergulhar no universo da autora, sempre querendo saber o que viria depois.

Uma dose de palavras: Por fim, gostaria de agradecer a sua disposição em responder à entrevista e quero desejar muito sucesso, muita criatividade, muitos outros livros publicados. Muito obrigado! Deixo o espaço para você falar com os leitores do blog sobre o que eles devem esperar de você e dos seus livros.

Quero me conectar aos leitores, quero conversar com eles.

Quero continuar a experimentar e a exalar o perfume, então, aguardem porque vem mais “Perfume De Hotel” por aí.

Mas tem muito mais coisas sobre as quais quero falar, quero experimentar, então isso é só o começo.


Links
Facebook - Perfume de Hotel
SKOOB - Perfume de Hotel
@PerfumeDeHotel

Abraços,
Rogério Queiroz.


12 comentários:

  1. Obrigada mais uma vez Rogério Queiroz e a esta parceria em Uma Dose de Palavras!! Espero que os leitores gostem bastante e fiquem ainda mais curiosos e com muita vontade de ler Perfume De Hotel - Nova Iorque!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista, também sou fã da Carla Pacheco (já li o livro em primeira mão!! :D) e quem diria: estou entre as suas preferidas também! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muito a aprender com você Raquel Pagno!! ;) Bjuuuss

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa Carla! Desde já curiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga super, mega viajante kkkkk. Me sentirei honrada em estar entre seus livros de cabeceira. Bj

      Excluir
  5. Oi, Rô!
    A Carla é super simpática, né? Tenho certeza que esse livro dela promete. Adorei a capa e estou ansiosa para tê-lo em minhas mãos. :)
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta responsabilidade... Espero mesmo que não seja qualquer Perfume, rsrsrs. Bjs!

      Excluir
  6. Oie meu amigo queridoooooooooooo
    tudo bem com vc?
    Desculpa pela minha constante ausência de seu blog, mas é que sigo a lista de Blogs para comentar e acabo nem visitando os amigos que eu mais gosto (risos)
    Mas estou aqui, porque sinceramente estava morrendo de saudades das novidades e lendo essa entrevista achei super bacana. Até que você leva jeito em?? Depois fala de mim !! =P
    E me conta, como anda suas leituras?
    Tem gostado de alguma obra em especial que já leu ou tá lendo?
    Me diz, porque estou procurando coisas novas depois que li o livro CICATRIZES DE UM SEGREDO. Simplesmente adorei. Logo estarei soltando a resenha no blog e vc vai ver que LOUCURA !!!!! hehehehe

    Enfim...Agora eu vou indo nessa meu querido, porque vou tomar banho e comer algo, pois já está esfriando aqui =/ Se cuida e fica com Deus
    te adoro mto
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Carlinha!
    Estou ansiosa para ler seu livro.Quando será o lançamento? Gostaria de ir, comprar seu livro, receber seu autógrafo e abraçá-la pela iniciativa. Desejo-lhe muito sucesso na sua nova carreira.. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iara!!
      O lançamento só acontecerá no primeiro trimestre de 2014, mas pode garantir seu exemplar já!!
      É só pedir pelo email: contato@carlasgpacheco.com
      Vai autografado ;)
      Muuuito obrigada pela torcida.
      Vou esperar seu pedido! Bjuuus

      Excluir
  8. Essa amiga vai longe, brilhante e formidável com sua obra que nos faz mergulhar e viajar com seus pensamentos e memórias. A literatura ganhou de presente essa nova escritora, abraço e boa sorte. Vai bombar, Júlio Cezar. É jornalista!

    ResponderExcluir