Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

02/10/2013


Olá!!!

Bom, hoje vou mostrar para vocês quais foram os primeiros livros que eu li. Considero que eu comecei a ler muito tarde. Eu estava no final do ensino fundamental, acho que 13 anos, quando li o primeiro livro e, realmente, até então as pessoas não me incentivavam tanto a ler - nem mesmo os professores, ou a escola.

O primeiro livro que li foi do autor Paulo Coelho, mas eu emprestei para uma garota - minha prima - e ela nunca me devolveu. Pois é, a gente tenta ser gente boa, fazer com que as pessoas ao nosso redor comecem a gostar de ler... Enfim, depois eu li outros livros do autor e, devo admitir, eu adorava as obras.




Durante muito tempo eu fiquei focado só em Paulo Coelho eu não me abria a outras leituras. Eu achava ele o máximo... até que eu conheci outros autores, mas isso fica para o final, tá.

Durante o ensino médio a escola meio que nos obrigava a ler livros clássicos da literatura brasileira, nós tínhamos que comprar os livros e a cada bimestre uma turma apresentava um peça de teatro. Os alunos não liam os livros, no entanto, eu lia (risos). Eu ficava fascinado quando a professora resumia a história... gente, ela dava muitos spoilers!!!




Entre os livros que eu li na escola estão Helena e Iracema. Helena foi uma leitura muito boa, apesar de não ser o melhor livro do Machado de Assis, eu gostei muito da história. Iracema foi bem mais difícil de ler, pois, José de Alencar tem uma escrita bem rebuscada. Hoje em dia eu não consigo ler os clássicos, não fico preso na trama. Eu realmente me sinto muita mais atraídos pelos bestsselers e os grandes lançamentos.




Por falar em bestsselers... 
  • Desses ai de cima o primeiro li foi A menina que roubava livros, passei uns quatro meses para concluir a leitura, mas foi ótimo passar esse tempo todo com a Liesel. Depois eu também emprestei esse livro para minha prima e quase (quase) ela não me devolve. Será que ela queria entrar no personagem do título, hein?! Apesar que ela devolveu meu livro bem amassadinho e com as páginas muto sujas. :/ 
  • Pra mim, dentre todos os citados, Anjos e Demônios foi o mais impactante, eu não estava preparado para tantas informações (lembrem que essas são minhas leituras iniciais). Eu ficava impressionado a cada reviravolta que acontecia na trama, meu Deus, naquela época eu nunca ia prevê o que estavam naquelas páginas.
  • O Caçador de Pipas é um livro bem dramático, mas com certeza é uma leitura importante pra que o leitor faça algumas reflexões sobre a vida, as relações...


-----

Esse foi um post um tanto quanto nostálgico pra mim... Foi bom relembrar tudo isso. Agora eu quero saber de vocês, quais foram as suas leituras iniciais?

Abraços,
Rogério Queiroz.

8 comentários:

  1. Quando eu era criança, lia os contos de fadas. Minha mãe comprava as coleções e eu amava! o primeiro livro "adulto" que eu li chama-se Tempo de Tentação, de Sue P. Prank. Depois passei para Sidney Sheldon e Konsalik. E também me apaixonei pelo paulo Coelho, tenho todos os livros dele, até hoje. ;)

    ResponderExcluir
  2. Não sei dizer em exato qual foi minha primeira leitura, tenho certeza que foram as do colégio. Lembro com exatidão a partir de Viagem ao Centro da Terra, então tem Otelo, Ciumento de Carteirinha, Senhora, Dom Casmurro (todos colégio), até que vem a leitura fora do colégio que revolucionou minha vida: Anjos e Demônios do incrível Dan Brown. Hoje eu sou o que você conhece, me identifiquei nos romances, quanto mais clichê melhor (hahahha)
    Super Abraço, Victor Rosa ;)
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Rogério...bom,tirei um tempinho hoje(apesar de achar que a tartaruga é mais rápida do que minha net hoje) porque eu amei o post.
    Minha mãe na verdade sempre gostou de ler e incentivou,porém eu não dava a menor ideia,eu gostava mesmo era dos de poesia rsrs,sei lá naquela época eu achava que era melhor e adoro metáforas,comparações,um pouco de tudo e é claro,o jeito único e alguns que por mais que tente entender,o poeta as vezes pode colocar sentimentos que só vivenciando pode saber.
    Os meus primeiros livros? kkkk bem,se for na infância nada mais e nada menos do que os famosos contos infantis,como chapeuzinho vermelho,Branca de neve,Cinderela e outros diversos ai.
    O livro que abriu as portas literárias para interessar finalmente a ler,foi Grace.Li Grace de Richard paul Evans,nas férias e não me lembro quando não kkkk,mas foi mais ou menos quase a mesma idade do que a sua,lá para os 11 ou 12 anos.
    Depois deste livro eu comecei a ler sem parar kkk,agradeço ao Richard,Grace foi uma história triste mais muito fofa e linda.Se tem a história que sei ela muito bem depois de tanto tempo,é esta.
    Depois disto eu comecei com os de Nicholas,Clarince Lispector,com de Alyson noel,e é (logico que não poderia esquecer) J.K Rowling e muitos de Machado de Assis mas até hoje foram poucos dele que me agradaram ^^.
    Mas não comecei por um livro pequeno,depois de Grace eu queria mais e depois maiores kkk,nas férias vou ver se leio As crônicas de Gelo e fogo,vamos ver.

    Sempre fui doida para ler A menina que roubava livros,Anjos e demônios foi realmente um ótimo livro mas não foi uma das minhas leituras iniciais rsrs.
    Obrigada pela visita,que aliás adorei o comentário enormeee kkkk.

    Bjs

    Tamires C.

    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi querido!

    Lembro direitinho qual foi minha primeira leitura: Fernão Capelo Gaivota. Ao contrário de você, comecei a ler cedo, o hábito vem de família, as casas dos meus familiares (e a minha) parecem bibliotecas! Hehe. Enfim, tem um exemplar já velho e surradinho deste livro que passa entre as gerações da família, e aos seis anos, na alfa, fui apresentada a ele. Adorei, e passei a ler outros livros curtos, como O pequeno principe e coleções de contos de fadas da Disney. Mas o primeiro livro "de gente grande" que li foi Harry Potter e a pedra filosofal ou O diário da princesa, sinceramente não lembro qual deles li primeiro porque ganhei ambos na mesma data (niver)... Amei o post, você começou sua vida literária com o pé direito lendo Paulo Coelho! Quanto aos clássicos, não li Helena, mas confesso ser apaixonada por José de Alencar. Já li cinco livros dele, e Iracema foi justamente o único que não gostei, por ter sido obrigada a ler no colégio. Não adianta o quão bom a história é, se for uma leitura "forçada" pego birra e não consigo gostar. Mas aí se alguns anos depois pego pra ler por vontade própria, acabo amando! Vai entender né? Kkkkk

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tu bem novinho ainda da para lembrar quais foram os primeiros livros, né? Eu, um pouquinho mais velha, já não lembro assim que tanta facilidade... Kkkkkkkkkkkkk!!!
    Eu sei que eu tinha duas coleções com livros da Disney que eram os meus xodós. Li e reli milhares de vezes. Esses foram os meus primeiros. E depois vieram muitos outros na escola. :)
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh vc é tão novinho Roger mais fácil de lembrar né rsrsrsrsrs. Mas eu lembro que eu gostava muito de ler gibi da turma da mônica... assim que aprendi a ler já ficava fascinada... Aprendi a ler com 7 anos... na minha época essa era a idade... hoje as crianças com 4 ou 5 anos já sabem ler.... rsrsrrsrsrs. Mas enfim como eu era menor e ninguém me incentivava a leitura... Eu vivia na biblioteca e lendo romance. Depois li uns clássicos na época do ensino médio... Mas o primeiro livro que li comprado com o meu salário foi o livro do André Vianco O senhor da chuva daí não parei mais de comprar e ler compulsivamente rsrsrsrsrsrsr Adorei a sua postagem... Xero!!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. O Paulo Coelho é mesmo muito legal! :D
    Bem, eu comecei a ler desde criança, mas não consigo lembrar dos títulos. Lembro vagamente dos quadrinhos de Zé Carioca e Pato Donald, haha. Porém meu primeiro livro adulto foi Nada Dura Para Sempre, desde então livros são a minha vida.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Digam o que for, ainda vou continuar lendo Paulo Coelho. Mwuaahahahahaa.

    Ele tem uma escrita simples e as histórias costumam me agradar. Guardo uma paixãozinha por Brida e O Diário de um Mago até hoje, então não tenho o que reclamar. - tenho sim! Pare de escrever sobre Deserto, Sr. Paulo Coelho! -

    José de Alencar é uma delícia. Uma pena que as capas de seus livros são tão feias, mas tão feias que não da vontade alguma de ler!

    Conheci o blog agora, estou gostando. x)
    Abraços!

    Jon

    ResponderExcluir