Seguidores

Facebook

Tecnologia do Blogger.

Link-me

O Blogueiro

Visitas.

14/10/2014



Título: Garota Exemplar
Autor: Gillian Flynn
Editora Intrínseca
Páginas: 448



No que você está pensando, Amy? (Página 412)

Amy Elliot foi uma criança rica e a inspiração para uma famosa série de livros infantis: “Amy Exemplar” (Ela é praticamente a nossa Mônica da Turma da Mônica). Mas nem tudo são flores, e como a personagem dos livros era exemplar, os pais atormentavam a garota – ou a garota se sentia atormentada –, deve ter sido difícil para ela sempre ter que competir com a perfeição.

Nick Dune não teve uma infância como a de Amy, ele não foi um rapaz rico, teve que enfrentar a separação dos pais e durante toda a sua vida lutou para não se tornar o que eu seu pai era – um tremendo de um cretino que menosprezava as mulheres.

Eles eram perfeitos um para o outro. O casal que não tinha problemas, que tinham uma vida invejável... Viviam e trabalhavam em Nova York, mas a crise de 2009 atingiu a todos e o casal, depois de serem demitidos, teve que se mudar para a cidade natal de Nick, às margens do rio Mississipi. E é aí que os problemas começam.


“Ela era a garota que toda garota queria ser”, diz a voz de Sharon em off. “Linda, brilhante, inspiradora, e muito rica.”

“Ele era o sujeito que todos os homens admiravam...”

“... bonito, engraçado, inteligente e encantador. Mas em cinco de julho, o mundo aparentemente perfeito dos dois desmoronou quando Amy Elliott Dunne desapareceu no dia do quinto aniversário de casamento deles.”

Este é o enredo central do aclamado livro Garota Exemplar, o desaparecimento de Amy. Misteriosamente ela soma e Nick, depois de se comportar de forma estranha, apática e sem demonstrar muita preocupação com o sumiço da esposa, se torna o principal suspeito. Ele se compromete mais ainda quando a polícia descobre que havia sangue na cozinha, depois de usar luminol (ou algum produto parecido), e que a sala havia sido “manipulada” para simular uma briga. Outras provas vão aparecendo e a situação de Nick fica cada vez mais complicada. 

O livro é narrado alternadamente pelos dois personagens principais. Amy narra a sua parte através de um diário, logo, o leitor vai descobrindo como o casal se conheceu, a maneira que o relacionamento se desenvolveu e também os acontecimentos do último ano – coisas não tão legais aconteceram. Na parte do Nick, nós podemos acompanhar a investigação da polícia, e percebemos que o marido esconde algo.

Será que ele tem algum motivo para matar a esposa?



O amor faz você querer ser um homem melhor - certo, certo. Mas talvez amor, amor de verdade, também lhe dê permissão para ser apenas o homem que é. (Página 169)


Ao iniciar a leitura, eu já sabia que um dos dois estava mentindo, e eu pensei: “preciso escolher um lado!”. No entanto, no decorrer dos capítulos eu fui percebendo que não era tão fácil assim e que os dois escondiam grandes segredos.

* * *


Eu passei muito tempo fora do blog por um único motivo, eu não estava lendo como antes, eu não estava conseguindo concluir nenhuma leitura. Acho que posso dizer que Garota Exemplar me resgatou, sabe, porque eu estava precisando de um livro adulto, com uma linguagem menos comedida e com uma trama instigante de verdade. Encontrei tudo isso nesse livro.

Tenho que recomendar fortemente. Acredito que para os leitores de Romances Policiais a trama pode acabar sendo um pouquinho menos surpreendente, mas ainda assim vale muito a pena. A forma que a autora constrói o ambiente de discórdia e vai mostrando que o casamento de Nick e Amy não era tão perfeito assim é muito interessante.

O final não me agradou tanto, porque eu esperava que acontecesse algo que me deixasse sem palavras, mas eu me contento com o livro de uma forma geral.

 Bom, é isso.

Link - Top Comentarista


Abraços,
Rogério Queiroz.


9 comentários:

  1. Rogério, querido, vc captou muito bem o clima de tensão e dúvidas da narrativa. A autora brinca de esconder e mostrar, joga pistas que mordemos e depois desconstrói o raciocínio que ia bem até ali... e a tensão vai alimentando nossa curiosidade.
    O livro é muito bem escrito, a autora é muito talentosa. O livro surpreende.
    Só uma coisa me incomodou: os personagens não me seduziram, não me conectei a nenhum deles. Aliás, só gostei um pouco mais da irmã de Nick.
    Ainda assim vale muito a leitura, é um thriller bem cotado. E o filme é bem fiel ao livro, vale a pena!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Hey, Rogério!

    Ainda não tive oportunidade de ler a obra, mas já assisti ao filme e devo confessar que fiquei fascinado com a inteligência e sagacidade da autora. Se o filme está fiel à obra, devo afirmar que o livro deve ser fantástico! Já está na lista de desejados :D

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rogério
    Tava sumido hein? Seja bem-vindo de volta! Não prometo estar sempre presente (vestibulares e estudos vem tomando meu tempo) mas tentarei passar aqui mais vezes!
    Eu sou encantado pelo enredo do livro. Esse casal aparentemente perfeito e que ao mesmo tempo esconde muitos segredos me deixa atônito por respostas e descobrir o que de fato aconteceu com o desaparecimento de Amy. Espero que consiga ler logo!

    Ótima resenha!

    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/10/resenha-mentirosos-e-lockhart.html

    ResponderExcluir
  4. Caramba, eu ouvi várias vezes sobre esse livro, mas nunca havia me interessado tanto como agora. Meu deus, porque diabos ele fez isso? Quer dizer, foi ele mesmo que matou ela? E isso de os dois terem segredos, é um grande fato sobre a vida. As vezes achamos que conhecemos a pessoa perfeitamente, e no final ela esconde muito mais que imaginamos. Poxa :( e agora pra matar a curiosidade? vou baixar o filme D:

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "A Lista Negra" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Oi,Rogério!!!

    Eu morro de vontade ler esse livro, se você quiser me dá eu aceito u.U
    As vezes que não acontecem nada surpreendente no final deixa a gente meio sei lá, isso é o legal das histórias policias!!! Mas mesmo assim, não perdi a vontade de ler Garota Exemplar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Rogerio.
    Minha vontade de ler esse livro só está aumentando a cada resenha que leio dele. O enrendo me pareceu bacana e ainda mais com esses personagens que de certa forma tentam nos persuadir a crer neles me faz pensar que irei ficar louco em busca de um lado para me apegar. É uma pena que o final não tenha te agradado tanto assim, mas mesmo assim aceitarei sua recomendação e lerei o livro em breve *-*

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro, mas ainda não tive tempo para ler(tá embalado ainda, rsrsr). A resenha já me motivou :D .Também adoro romances adultos, principalmente aqueles que desafiam o leitor a pensar. Espero que seja assim com Garota Exemplar.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Faz tanto tempo que quero ler esse livro...
    Já lançou o filme e ainda não o comprei =/
    Espero conseguir antes de ver o filme né kkkkkk Mas enfim, a história parece muito envolvente e intensa... o tipo de leitura que te prende até o final.

    ResponderExcluir
  9. Eu já li esse livro e confesso que me surpreendi com ele de uma forma bem positiva. Confesso que não dava muito crédito pra ele, tanto é que achei o começo bem arrastado, mas depois de certos acontecimentos, não conseguia mais largar hahah
    Ainda não assisti ao filmes, mas já vi bastante gente falando que os atores foram ótimos.

    ResponderExcluir